Na Igreja Matriz Menino Deus, com suas dependências tomadas por fiéis católicos, em especial, devotos de Nossa Senhora, foram realizadas na noite do dia 13 de maio, a Coroação de Nossa Senhora e a Consagração de 43 fiéis (homens e mulheres, vestidos com a capa dos Arautos) a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, por Maria, durante uma celebração eucarística presidida pelo padre Johnja Lopez, administrador da Paróquia São João Eudes, formador dos padres eudistas e provincial geral de Fortaleza. A preparação dos 43 fiéis foi feita por Francisco Guarani, membro dos Arautos, durante oito semanas na Matriz.
CANTO
A celebração foi iniciada ao som da música “A 13 de maio”, entoada pelo coral e banda dos “Arautos do Evangelho”, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, que há 102 anos apareceu aos pastorzinhos Lúcia, Jacinta e Francisco.
HOMILIA
Em uma homilia muito bonita, o padre Johnja Lopez disse que foi convidado por dois motivos para fazer este momento de oração: primeiro porque hoje estamos recebendo na paróquia um grupo de irmãos e irmãs que querem fazer sua consagração a Nossa Senhora e esta consagração tem que ser um momento especial que marca nossa comunidade, que marca nossa paróquia São João Eudes, e que nos chama a viver a consagração como uma maneira de santificação. Para que cresçam, vocês tem que rezar muito. É por isso que tenho que convencê-los desde agora,rezando e entregando não só a vida destes irmãos e irmãos, assim como a vida de todos que participam da vida da nossa comunidade paroquial, com suas cinco comunidades, que nós padres eudistas acompanhamos.
E em segundo, é que eu acho que nós precisamos, de quando em quando, fazer uma parada em nossas vidas. Fazer uma parada de nossas carreiras, de nossas pressas, de andar correndo todo tempo. De fazer uma parada de como está a minha vida, como estão as coisas que são fundamentais para mim, como está minha fé, como está minha relação com Deus. Para fazer isto você precisa parar e pensar. E viver um momento de intimidade com Deus para entender se sua vida e sua caminhada de fé, estão sendo segundo a vontade de Deus. Por isso que vou convidar vocês que façamos um terço. Não vou rezar um terço com vocês. Pensemos em 5 coisas como se fossem 5 mistérios. Hoje que celebramos a memória de Nossa Senhora de Fátima , que celebremos 5 mistérios de nossa vida para que rezemos como entrar em maior intimidade com o Senhor.
1º Mistério: Vocês lembram a quem se revelou Nossa Senhora de Fátima? A 3 pastorzinhos, que eram 3 crianças inocentes, sem manchas, sem problemas, sem pecado, limpos. Nestes dias, eu encontrava um amigo que sempre me tenta, me coloca muitas coisas para tirar minha fé, veio me perguntar porque já estava próximo da festa: - Johnja, eu quero te testar hoje: Porque se sou uma pessoa inteligente , que estudou muito, que entende muita coisa, ( ele é professor de Filosofia), porque a Senhora não se revela a mim? Porque não fala para mim? Porque eu que penso que ela deve me falar, porque ela não me fala? E eu lhe respondi: - Simples: porque você não é uma criança. E você não tem procedimento de uma criança! Onde? - Eu disse: A qualidade de uma criança é simplicidade, inocência, pureza e transparência de coração. - Eu disse: Qual dessas você tem? – Ele baixou a cabeça e disse: - Nenhuma, eu acho. -Eu disse : Mas você pode. Procure a Nossa Senhora e peça a ela que faça de você como uma criança porque ela cuida de todos nós, como cuida de uma criança. Ela olha para nós e é como uma mãe. Uma mãe nunca vê seu filho grande. Um mãe sempre vê seu filhinho, você vai ter 16 anos, porque para uma mãe sempre seremos como crianças, necessitados do seu amor.
Primeiro Mistério: Você é como uma criança nas mãos do Senhor? Você é como criança nas mãos de Deus? Você sabe se abandonar? Você sabe ter pureza de coração? Você sabe ser inocente, você sabe ser simples para entregar-se nas mãos de Nossa Senhora e contentá-la com o mesmo amor que uma criança pode viver? Ave Maria.
Em seguida, interagindo com a assembleia ele indaga em que época Nossa Senhora se revelou às crianças? Na época da Guerra, de violência, de países poderosos matando países pequenos. Grandes guerras aconteceram na época que Nossa Senhora se revelou ao mundo. E isto quer dizer que Nossa Senhora está se revelando em circunstâncias que realmente está se precisando do amor! Acrescentou. Agora não temos guerra. Guerra entre países poderosos. Hoje a guerra está em nossas casas, nas nossas famílias”. A guerra acontece em nossas famílias. Quando você marido esquece que tem uma responsabilidade com sua mulher. Que tem uma responsabilidade como pai e como mãe e que isto não se sacia com presente, que isto não se sacia com uma mensagem de celular. E que a violência que está passando em nossas famílias é porque estamos nós aceitando que é normal. Que pai e mãe não falem com seus filhos, que pai e mãe não se sentem a comer com seus filhos na mesa, que a mesa está desaparecendo em nossas casas, porque ninguém usa. Porque hoje se tornou mais importante um aparelho nas suas mãos que um olhar profundo nos olhos da pessoa que você ama. Que hoje se tornou mais importante uma mensagem de celular que eu dizer eu te amo, você é importante para mim.
2º Mistério: Reconheçamos que temos que pedir a Nossa Senhora que entre nas nossas casas, porque nossas famílias estão padecendo violências, porque nossas famílias estão sendo atacadas e destruídas. Que Nossa Senhora interceda por nós para salvar as nossas famílias”. Ave Maria
3º Mistério: Padre Johnja iniciou dizendo que Nossa Senhora, quando apareceu aos pastorzinhos ela falou que era necessário que os homens e mulheres deste mundo voltassem a cuidar do que era fundamental, do que era mais importante e uma dessas coisas que é fundamental é o cuidado da vida. Não negociamos princípios da humanidade. E o primeiro princípio da humanidade é cuidar da vida que Deus nos deu. Hoje, nós estamos sendo atacados por um movimento mundial que quer acabar com a vida. Hoje, parece que muitos podem dizer que uma lei pode dizer que uma pessoa pode ou não morrer ou pode viver. Hoje, existe uma lei que essa criança no ventre de uma mãe não tem valor e que pode morrer, que pode matar ela. Hoje, existe uma lei que um idoso que está doente, que está sofrendo muito, deve morrer na cama de um hospital. Hoje, as leis nos dizem que não tem mínima importância matar uma pessoa. Hoje, nós temos perguntado por tudo isso. E se acreditamos em Nossa Senhora de Fátima, temos que acreditar que temos uma missão importante no mundo: entre nós não se aceita o aborto, não se aceita que um idoso tenha que morrer porque já não tem a força e a vitalidade de antes, hoje temos que levantar nossa voz como Igreja: Não aceitamos a morte que a lei provoca em nós. Não temos que brigar com os governos, mas temos que levantar nossa voz e dizer que a vida não se negocia, que a vida não é um negócio para nós, que os princípios de Deus não estão em jogo para nós. Não existe um cristão de verdade que aceite a morte de uma criança no ventre de sua mãe. Não existe um cristão de verdade que aceite que um idoso, porque está cansado ou porque não tem força, tenha que morrer. Não aceitamos. Que lutemos contra isso.
Ave Maria.
O padre Johnja, no 4º Mistério: “ No domingo, no dia do Bom Pastor, numa mensagem que o Papa mandou para a Igreja, dizia que estamos ficando sem pastores. O pastores estão diminuindo na Igreja. Não temos mais consagrados que renunciem a tudo, que se dediquem ao serviço da Igreja como sacerdotes, como ministros e como religiosos. Estamos sob um risco muito grande, e precisamos de pastores. E ele usava aquela frase do Evangelho de João: “pedi ao dono da messe que envie obreiros, operários, para a Sua Messe.” A Igreja está a necessitar disso, necessitamos rezar pelos nossos pastores. Porque gente, infelizmente, entrou na Igreja uma praga, um vício que está destruindo a nossa Igreja. E vocês sabem como o inimigo ataca a Igreja? Atacando a Cabeça!
Neste fim de semana passado, eu participei de um encontro em São Paulo, que era sobre o abuso das crianças na Igreja. Nos estão amarrando com isto. Porque atacando o pastor é que a Igreja cai com o pastor. E muitos diziam lá que não tinham culpa. É culpa do padre. O padre é que está abusando! Então se levantou um jovem de uns 18 anos, pegou o microfone e disse assim: -“ Gente, acorda! Não é um problema dos padres! É um problema da Igreja. Porque quando o padre que me deu a Comunhão, que me batizou, que me deu o Crisma e que me acompanha espiritualmente está sofrendo, eu sinto com ele. Eu estou passando pela mesma situação dele, porque ele é parte de um corpo, que também sou parte.” A Igreja não é um grupo de pessoas, é um Corpo Vivo e este Corpo se chama Jesus.
Por isto, no 4º Mistério, eu convido você a pensar como está seu compromisso por rezar pelas realidades difíceis que está passando a Igreja, pelas situações graves que estão acontecendo na nossa Igreja, que sejamos coerentes em rezar, porque quando uma parte está suja, o todo está sujo. Ave Maria
No 5º Mistério, o celebrante finalizou que o Senhor no Evangelho de hoje nos diz que Ele é a Porta, que Ele é a voz e que Ele guia a sua messe. Mas para poder ser guiados, precisamos ter experiência do Senhor, nós precisamos conhecer o Senhor, ter intimidade com Ele. Por isso que nos diz que Eu sou a Porta. Para que serve uma porta? Para passar por ela. A porta não serve se fica o tempo toda fechada, nem se fica o tempo todo aberta . A porta é um passo. E Jesus nos abre esta porta. A porta da Graça, a porta da vida. E para alcançar esta porta só temos uma condição: aceitar Jesus sobre seu coração. Por isso te convido hoje nesta Eucaristia, convocado por Nossa Senhora, para lembrar que tu és santo, que tu mulher, és uma mulher santa, que tu pai, que tu mãe és santo, santa, que tu jovem és santo, por que Deus não criou pecadores, Deus criou homens e mulheres em santidade, por isso quando Ele nos criou Ele disse: são feitos à Minha imagem e semelhança. Deus não criou uma coisa, Ele se deu a uma criação. Ele se fez a Si mesmo em nós. Nós somos imagem de Deus. Com certeza, cada um de nós tem coisas que estão desfigurando esta imagem, com certeza cada um de nós tem realidades que estão acabando com a imagem de Deus em nossa vida. Hoje o Senhor quer renovar isto. Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a entender que somos santos e não podemos renunciar a santidade que Deus nos deu. Temos que renunciar sim, a tudo isso que está travando nossa santidade. Ave Maria.
Continuando, ele perguntou: Vocês sabem que quando acaba o terço, se rezam 3 Ave Marias? Para rezarmos pelo Papa, pela Igreja e pelos sacerdotes? E nós vamos aqui rezar sobre estes consagrados. Lembrem-se meus irmãos e minhas irmãs que vocês se tornaram para dar uma riqueza maior a nossa Igreja, e se você quer, a nossa paróquia, e que vocês hoje não estão fazendo nada de extraordinário do que vocês já não tenham recebido, porque o que vocês vão fazer hoje é renovar o que já vocês tem. Consagrados pelo Batismo. Vocês já foram consagrados. No Batismo somos consagrados por Deus e para Deus. E que significa ser consagrado? A palavra Consagração nos textos sagrados e na Liturgia significa ser separado.
Vocês são separados e estamos olhando para vocês, porque queremos que vocês vivam esta consagração, que vocês sejam santos no dia a dia, não aqui somente. Em suas casas, suas famílias tem que ser melhores, suas comunidades tem que vibrar, seu trabalho tem que sentir a força de uma pessoa que está sendo separada para Deus e que está consagrando sua vida ao Senhor.
Ser consagrado, ser separado, significa que vocês são uma escolha de Deus, que Deus pegou vocês para fazer de vocês um sinal para a Igreja, para nossa Comunidade, para nossa Paróquia. Vivam isto com radicalidade. Terão dificuldades sim, mas não desistam porque o Senhor está com vocês e se o Senhor está com vocês, vocês já são vencedores para a glória de Deus Pai”.
Depois da homilia, Padre Johnja coroou a imagem de Nossa Senhora, trazida pelos Arautos do Evangelho, e diante dela, ele, e os consagrados, de joelhos, fizeram sua consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, pelas mãos de Maria.
A celebração prosseguiu e no seu final, com os corações exultantes os 43 filhos e escravos da Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia, possuíam dentro de si, um desejo profundo de serem em tudo um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria Encarnada, porque contam com sua poderosa intercessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário