Facebook da Paróquia

domingo, 24 de março de 2013

Domingo de Ramos - Mateus 21-1,9

Foto: Domingo de Ramos - Entrada de Jesus em Jerusalém

A comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém, com a bênção e a procissão dos ramos, supõe a proclamação do Evangelho, que dá sentido ao ato litúrgico (Mt 21,1-11). O louvor público é o reconhecimento messiânico da pessoa de Jesus , pela explicação bíblica, mais fácil, da relação do Messias com a dinastia davídica. De fato, a saudação messiânica Hosana ao Filho de Davi, no ato de bendizer o que vem em nome do Senhor, é a confirmação do oráculo de Natã, através do qual o povo espera e reconhece a chegada daquele descendente privilegiado, cujo trono seria estável ou permanente. Entretanto, Jesus parece preferir servir-se de outros textos escriturísticos para se deixar reconhecer como Messias. Ao querer montar no jumento para entrar na cidade , assume a missão messiânica, descrita por Zacarias: Dizei à Filha de Sião: eis que o teu rei vem a ti, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, filho de uma jumenta.
Este ato contraditório se explica pelo messianismo anti-messiânico, ligado à pregação e irrupção do Reino, que contraria os interesses dos poderosos. Rejeitando-se o Messias, sua pessoa e sua mensagem, rejeita-se também o Reino que veio instaurar através dos meios pobres, mas eficazes, que escolhera. A cruz e a morte se colocam, então, no horizonte desta recusa do projeto messiânico: o caminho do amor que se doa a Deus e aos homens, em prol da justiça e da paz, através da mansidão e da humildade.



 
Participe da Semana Santa No Santuário N. Sra. dos Prazeres e Div. Misericórdia.


Dia 24 de Março de 2013 às 9:00 horas da manhã: "Missa Campal de Ramos"
Local: Santuário N. Sra. dos Prazeres e Div Misericórdia - Largo da Matriz - Centro - Itapecerica da Serra - SP (Celebrante Pe. Alberto Gambarini)
 
Dia 28 de Março de 2013: às 20:00 horas: "Solenidade da Instituição da Eucaristia e Lava Pés"
Local: Santuário N. Sra. dos Prazeres e Div Misericórdia - Largo da Matriz - Centro - Itapecerica da Serra - SP (Celebrante Pe. Alberto Gambarini)
 
Dia 29 de Março de 2013: às 15:00 horas: "Celebração da Adoração à Santa Cruz e Leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo"
às 18:00 horas Encenação Teatral da Paixão de Cristo, logo após via Sacra pelas ruas da Cidade. (Celebrante Pe. Alberto Gambarini)
Local: Santuário N. Sra. dos Prazeres e Div Misericórdia - Largo da Matriz - Centro - Itapecerica da Serra - SP
 
Dia 30 de Março de 2013: às 19 Horas "Solenidade da Vigília Pascal"
Local: Santuário N. Sra. dos Prazeres e Div Misericórdia - Largo da Matriz - Centro - Itapecerica da Serra - SP (Celebrante Pe. Alberto Gambarini)
 
Dia 31 de Março de 2013: Missa da Páscoa: às 8:00, 10:00 e 18:30 Horas

  1. Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos,
  2. dizendo-lhes: Ide à aldeia que está em frente de vós, e achareis logo uma jumenta presa, e com ela um jumentinho: desprendei-a, e trazei-mos.
  3. Se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles; e logo deixará trazê-los.
  4. Ora isto aconteceu, para se cumprir o que foi dito pelo profeta:
  5. Dizei à filha de Sião: Eis que vem a ti o teu rei, Manso e montado em uma jumenta, E em um jumentinho, filho de jumenta.
  6. Indo os discípulos, fizeram como Jesus lhes ordenara;
  7. trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram sobre eles as capas, e fizeram-no montar.
  8. A maior parte da multidão estendia as suas capas pela estrada, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho.
  9. As turbas que lhe precediam e as que o seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário