Facebook da Paróquia

domingo, 19 de agosto de 2012

Historia de São João Eudes


Historia de São João Eudes
São João Eudes nasceu no norte da França, na Vila de Ri, próximo a Árgentan. Cresceu em uma família profundamente religiosa. Fez seus primeiros estudos no Colégio Real de Dumont, pertencente aos jesuítas. Já na adolescência consagrou-se a Maria.
Aos 22 anos ingressou na Congregação do Oratório, sendo ordenado padre dois anos depois. Dedicou-se a pregar entre o povo nas regiões de Ile-de-France, Bolonha-sobre-o-Mar, Bretanha e Normandia. Assistiu aos doentes e suas famílias durante a epidemia de peste em 1627 sem temor da doença. Temendo que seus companheiros de congregação fos­sem contaminados devido ao seu contato com os enfermos, não entrava em casa e dormia dentro de um barril.
Percebeu como urgente a reforma do clero. Em 1643, abandonou a Con­gregação do Oratório e fundou a Congregação de Jesus e Maria, para dar formação espiritual e doutrinai aos padres e seminaristas. Posteriormen­te fundou uma congregação religiosa feminina, a Congregação Nossa Senhora da Caridade do Refúgio para atender mulheres e crianças emmás condições de vida. No século XIX esta congregação originará a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, das irmãs do Bom Pastor. Fundou ainda uma associação para leigos, para aprofun­dar a doutrina cristã.Após uma longa vida dedicada à missão entre o povo, morreu em Caen, norte da França, em 1680.
ORAÇÃO


Ò Deus que escolheste o presbítero São João Eudes para anunci­ar as incomparáveis riquezas de Cristo, dai-nos seguir seus con­selhos e exemplos, a fim de conhecer melhor e viver fielmente à luz do Evangelho. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário