Facebook da Paróquia

sábado, 23 de julho de 2016

PARÓQUIA COMEMORA 12 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DO PADRE LUÍS GABRIEL E INAUGURAÇÃO DE REFORMA


A Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante,  comemorou na noite de ontem,  dia 22, os 12 anos de sacerdócio de seu pároco, Padre Luís Gabriel Mendoza Morales,  com uma celebração  eucarística, presidida por ele e concelebrada pelos padres eudistas Juan Carlos e Johnja Lopez, na Igreja Matriz (Menino Deus),  no bairro Luciano Cavalcante,  com a participação dos paroquianos que foram  dar graças a Deus pelo  seu sacerdócio, e por sua dedicação e amor aos seus paroquianos.


A celebração foi iniciada ás 19h10m, com a procissão de entrada e a Igreja Matriz com suas dependências completamente tomadas por paroquianos, que participaram de uma missa muito bonita.
Depois da celebração,  os presentes foram convidados pelo padre Luís Gabriel a participarem da solenidade de  inauguração do prédio  reformado com as novas dependências da Administração da Paróquia, do salão paroquial, das salas das pastorais e secretaria, onde se realizou a solenidade do corte da fita e descoberta a placa com a data da inauguração. Em seguida, os membros da Juventude Missionária Eudista, num telão, prestaram homenagem a Luís Gabriel, mostrando histórico de sua vida, familiares e amigos e relata o que ele fez pela Paróquia. Posteriormente, o sacerdote deu a bênção e todos cantaram o tradicional  "Parabéns pra você" e foram servidos salgadinhos e refrigerantes. Todos aproveitaram a ocasião para parabenizá-lo e abraçá-lo "por mais um ano de seu sacerdócio desejando-lhe saúde por mais um ano de vida sacerdotal. Ah! , ele tirou muitas fotos e selfies, com os seus paroquianos e amigos.



HOMILIA

O padre Luís Gabriel começou a sua homília dando  "  boa noite a todos e agradecendo a todos por aceitar o convite feito para celebrar esta eucaristia de ação de graças por todos os benfeitores da Congregação de Jesus e Maria e em especial por todos os benfeitores da Paróquia São João Eudes.
Agradecemos a Deus porque avançamos notoriamente na adequação do templo paroquial e pela reforma de suas instalações. Ao final desta celebração realizaremos um pequeno ato de inauguração para dizer a comunidade que já podemos usufruir de nosso esforço.



Quero expressar meu mais sincero muito obrigado pela prontidão durante todo este tempo de reforma. Contamos profundamente com a graça de Deus que nunca nos abandona e com a generosidade de vocês .Eu sei que o nosso Deus tocou o coração de vocês e por isso, que nosso Deus recompense pelo bem que nos fizeram. Por isso é que estamos de parabéns e por isso peço uma salva de palma por todos vocês. De verdade, muito obrigado!
Neste dia de ação de graças, também elevo meu hino de agradecimento ao Senhor, porque há doze anos me consagrou como seu sacerdote. E para manifestar ainda mais a abundância de sua misericórdia, quis que minha ordenação acontecesse no dia em que a Igreja celebra a festa de Santa Maria Madalena.




As leituras proclamadas nos ajudam a entender a figura desta mulher. Quem é Maria Madalena ? Essencialmente a Palavra de Deus neste dia à apresenta como uma buscadora. Buscadora do verdadeiro amor. Maria na história de sua vida se deixou encontrar por Jesus, seu amor a alcançou, e uma vez encontrada por esse amor Maria não quis viver longe dele.
Quando penso na vocação a vida Cristã e nesta noite na vocação sacerdotal, acredito que um padre é essencialmente um eterno buscador. Buscador daquele que me amou primeiro, buscador daquele que me olhou com misericórdia, buscador daquele que não levou em conta a minha miséria, mas antes quis que brilhasse sua misericórdia. Por isso o padre há de buscar, porque, quanto mais busca mais deseja e quanto mais deseja, mais vontade tem de amar.
Maria Madalena tinha sido envolvida pelo grande amor de sua vida, Jesus, e agora nem na morte, pode viver longe dele. Por isso ela corre até o jardim, quando ainda é escuro. E quando não encontrou o corpo e achou que tinha sido roubado, inflamada em lágrimas, não se afastou do túmulo, pelo contrário: procurava a quem não encontrara, chorava enquanto buscava, e abrasada no fogo de seu amor, sentia  saudade daquele que julgava ter sido roubado. Por isso, só ela o viu então, porque só ela ficou procurando.
Quando penso nos doze anos de ministério penso como é necessário perseverar, perseverar e não desfalecer. Nesse sentido como nos faz bem a nós padres não cansarmos de buscar o Senhor. "Seu amor vale mais do que a vida". Quanto mais o buscamos lhe expressamos a nossa necessidade dele, se abrem os nossos olhos como os de  Maria e o podemos reconhecer omo nosso Mestre e Senhor..
Neste dia em que renova as primícias de meu ministério, peço a vocês meus irmãos, meus amigos, para que orem por mim e por estes meus irmãos padres para que sejamos eternos buscadores, que não nos cansemos de procurar, " porque quem procura encontra" e quem busca o Senhor ele lhe mostra Sua face e o torna testemunha da ressurreição de Jesus, da Vida Nova.
Neste dia de Maria Madalena peçamos sua intercessão, para que sejamos testemunhas da ressurreição, do amor encontrado, que nos envolveu com a sua luz e nos tornou mensageiros desse amor. Que em nosso mundo, tão ausente de amor, encontre em nós sacerdotes e povo de Deus, homens e mulheres que buscaram o verdadeiro amor e um vez encontrado nada, nem ninguém o roube.
Maria Santíssima interceda por nós padres e nos ajude a  ser fiéis.  Amém  

HOMENAGEM

Antes da bênção final, Ana Maria Rosário  falou em nome dos Associados Eudistas e dos paroquianos agradecendo o muito que o padre Luís Gabriel Mendoza fez pela Paróquia São João Eudes.

Na íntegra o pronunciamento:

PADRE LUÍS GABRIEL, SUPERIOR LOCAL DA CONGREGAÇÃO DE JESUS E MARIA, PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES E AMIGO MUITO QUERIDO!

Hoje é dia de festa, louvor e agradecimento!
Queremos louvar e agradecer a Deus pelo grande amor que Ele tem por todas as suas criaturas e hoje em particular pelo senhor, o dom de sua vida, pela sua família, pai, mão, irmãos e sobrinha que são a base e o alicerce de todo seu ser.
Louvar e agradecer a Deus que no seu imenso amor, cheio de misericórdia, o chamou para essa "santa e admirável" vocação. Sublime sacrifício de vida que traz vida, pois através de suas mãos ungidas nos traz a eucaristia, Jesus vivo e ressuscitado, nos levando ao caminho da salvação. 
Louvar e agradecer a Deus pelo seu sim a esse chamado e sim à Congregação de Jesus e Maria onde no dia de sua incorporação prometeu viver e morrer nela. 
Louvar e agradecer a Deus que o enviou, ainda no primeiro mês de sacerdócio, como missionário da misericórdia para este País, o Brasil, especificamente para a nossa cidade, Fortaleza.
 Louvar e agradecer a Deus que durante esses doze anos nos permitiu acompanhá-lo, partilhando a vida e a missão como verdadeiros irmãos. Louvar e agradecer a Deus por sua primeira missão no Sacerdócio e no Brasil, Vice
 Reitor do Seminário São José de Teologia da Arquidiocese de Fortaleza, como formador de sacerdotes diocesanos, de onde saíram bons obreiros para a Igreja do Senhor. 
Louvar e agradecer a Deus que o chamou a ser pastor dessa comunidade como Pároco da Paróquia São João Eudes e aqui realiza seu ministério com coragem, determinação, inovação, zelo e muito amor, amor por Jesus  e Maria e amor por suas ovelhas como verdadeiro pastor que cuida e zela por cada uma delas.
Louvar e agradecer a Deus que o fez assumir a função de Superior da Comunidade Local da Congregação de Jesus e Maria e junto com o padre Juan Carlos e padre Johnja, seminaristas, Associados, Pré Associados, amigos e colaboradores, formamos uma família espiritual, a "Família Eudista", onde partilhamos a vida fraterna e a missão segundo São João Eudes, que nos fala: "Somos Missionários da divina misericórdia, enviados pelo Pai das misericórdias para distribuir os tesouros de sua misericórdia aos miseráveis, isto é, aos pecadores e, para tratá-los com um espírito de misericórdia, de compaixão e de ternura "(São João Eudes, OCX 399).
E diante desse louvor e agradecimento a Deus por todos os benefícios que Ele já lhe concedeu, queremos entregar a sua vida e especialmente o seu sacerdócio nas mãos de Jesus e Maria, para que lhe cubram de bênçãos e lhe concedam fidelidade, humildade, paciência, bondade e caridade apostólica para continuar o ministério de santificação que lhe foi confiado, com coração grande e ânimo decidido!

PARABÉNS!!!

Fortaleza - Ceará, 22 de julho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário