Facebook da Paróquia

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pastorais Sociais, CEBs e Organismos do Regional Nordeste I realiza reunião ampliada



Coordenadores das Pastorais Sociais, CEBs, Organismos, o presidente da CNBB Regional Nordeste I, dom José Häring, e o bispo referencial das pastorais sociais no Regional, dom Rosalvo Cordeiro Lima, participaram ontem, 26 de maio de 2014, de uma reunião ampliada para tratar da articulação das pastorais sociais no Ceará.
Dom José Häring comentou que há meses não acontece essa reunião das pastorais sociais no Regional. O bispo disse: “Sempre tivemos outras atividades, mas eu fico feliz que hoje realmente quase todas as dioceses estão bem representadas por pessoas ativamente engajadas nas pastorais sociais de suas dioceses, que têm um olhar para o todo, isso se percebeu no decorrer da reunião, em que primeiro se contou como as pastorais sociais estão trabalhando e agindo nas paróquias. Depois cada pastoral social presente falou sobre suas atividades, sobre as alegrias e as tristezas”. Dom Häring disse, ainda, que com essa partilha se toma o propósito de se pensar no conjunto das pastorais no Ceará: “É uma ideia unânime a necessidade de se visitar nas dioceses as pastorais sociais, junto com os padres e bispos, para animá-las, informá-las, ver-lhes o rosto e dizer que estão vivas”. Essas visitas às dioceses serão feitas até o final do ano de 2014. A coordenação regional das pastorais sociais, CEBs e Organismos do Regional fará o agendamento, programação e animação.
Durante a reunião temas como o Tribunal Popular, a Semana Social Nordestina e a Reforma Politica, também foram debatidos. Um dossiê será publicado com o resultado do Tribunal Popular. A avaliação da Semana Social Nordestina é que foi um momento rico de troca de experiências e ações das pastorais sociais no Nordeste. Sobre a Reforma Politica, o tema será tratado durante o CONSER.
O bispo também falou do Conselho Episcopal Regional – CONSER, que acontecerá de 3 a 5 de junho em Fortaleza, no bairro Messejana. Pautas relacionadas às pastorais sociais também serão discutidas no CONSER, mas na ocasião haverá um tempo maior dedicado à pastoral carcerária. A 5ª Urgência também será tema do CONSER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário