quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO BENZE SEU NOVO ÍCONE


A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Paróquia  São João Eudes , abençoou  o novo ícone de sua Padroeira, na missa  das 09 horas, deste domingo 26, celebrada pelo padre Gabriel.
Antes de benzê-lo, ele explicou   o simbolismo do  belo ícone, agora com a Virgem Maria no centro e ladeada por São João Eudes e São João Evangelista. A Capela e a Paróquia  estão confiadas  aos padres eudistas,  de São João  Eudes, ele  que é o  cantor do culto litúrgico  à Santíssima Virgem e por isso não deveria ficar longe de Maria.

E dessa forma o ícone, feito com folhas de ouro, expressa a sua realeza.  Procurou expressar duas peculiaridades: São João Eudes venerando a Virgem Maria, ela que é o mistério principal do ícone,  participando da Paixão de seu Filho ainda pequeno,  como  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  e São João  Evangelista que no seu Evangelho, apresenta Maria de forma diferente dos demais Evangelhos.

 São João Eudes venerando a Virgem Maria,  pede a  ela que forme Jesus em seu coração. E  do outro lado, São João Apóstolo,  venerando  Maria ,  registra de maneira diferente   sua presença no mistério   da nossa Salvação .No inicio de seu Evangelho,  Maria aparece no primeiro milagre de Jesus,  e no seu final, ao pé da cruz recebe o testamento da Igreja, acolhendo a humanidade:  -Eis ai teu filho!  -  Eis ai a tua mãe!

 O Evangelho de São João foi tomado por São João Eudes na sua espiritualidade por que seus primeiros capítulos expressam o seu caráter batismal,  na iniciação cristã. A Paróquia  que está  confiada ao padres eudistas expressa,  no seu brasão,  Jesus e  Maria unidos num só  coração no centro do presbitério.  E mais dois outros emblemas:  O Pelicano, acima do sacrário, na tradição cristã é o único animal   que dá  sua  própria carne para alimentar seu filhos  morrendo por eles, como Jesus fez por nós . E  em frente ao altar,  o Cordeiro Pascal presente na simbologia do Novo Testamento no livro do Apocalipse, está de pé e ofereceu seu sangue para a nossa salvação.
No final da explicação padre Gabriel, agradeceu a todos que colaboraram para a confecção do ícone, pedindo  a todos  cuidado de não tocar nele para que ele possa se perpetuar na nossa Capela.


Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2017/11/capela-nossa-senhora-do-perpetuo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário