Facebook da Paróquia

sábado, 26 de março de 2016

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR, NA CATEDRAL E NA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES


Com suas dependências completamente tomadas por fiéis católicos foi celebrada nesta tarde, dia 25 de março, a Paixão do Senhor, que constou de três partes. Primeiramente, a Liturgia da Palavra, encerrada com a Oração Universal; a segunda parte, a solene adoração do Cristo na Santa Cruz e a terceira o Rito da Comunhão.



Na Catedral, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração, que contou com a presença de dom Rosalvo, bispo auxiliar de Fortaleza; dom Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte; quase uma dezena de padres e algumas dezenas de seminaristas.


A homilia foi feita pelo padre Raphael Maciel, reitor do Seminário Propedêutico e também cerimonialista, mas na Oração Universal pela Santa Igreja, pelo papa Francisco, por todas as Ordens e Categorias de Fiéis, pelo Catecúmenos, Unidade dos Cristãos, pelos Judeus, pelos que não creem no Cristo, em Deus, pelo poderes públicos  e por todos os que sofrem provações, dom José Antonio foi auxiliado pelo padre João Jorge Corrêa Filho, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza.

PROCISSÃO DO SENHOR

Às 17 horas, foi iniciada a procissão do Senhor Morto, que percorreu várias ruas do Centro de Fortaleza, com a coordenação de dom José Antonio, que acompanhou todo o trajeto. Além dos fiéis que estavam dentro da Catedral, um número significativo de pessoas aderiu aos outros, que haviam adorado a Cruz e comungado. Eles acompanharam a procissão cantando e rezando durante toda caminhada, claro que fazendo os seus pedidos ao Senhor e a Nossa Senhora das Dores.

CAPELA

Da Catedral, depois da procissão, o titular do Blog da Sagrada Família se deslocou para o bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, onde se realizava outra celebração da Paixão do Senhor, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida pelo padre Johnjá. Ali várias pessoas fizeram a Oração Universal e, logo em seguida,  Adoração do Cristo na Cruz. Os fiéis participaram da celebração e comungaram.



PROCISSÃO

Terminada a celebração na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todos foram convidados a participar da Via Sacra, tendo à frente o padre Luís Gabriel, pároco de São João Eudes,na paróquia que fica no Luciano Cavalcante. A caminhada percorreu várias ruas do bairro e começou e terminou na Igreja Matriz (Menino Deus), com a participação de aproximadamente umas mil pessoas. Em algumas residências, pequenos altares, com uma cruz e vela acesa. O trânsito foi orientado por agentes da AMC - Autarquia Municipal de Trânsito.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário