Facebook da Paróquia

domingo, 8 de abril de 2012

SÁBADO SANTO (VIGÍLIA PASCAL) NA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES, NO LUCIANO CAVALCANTE










































































Sob a presidência do padre Gabriel Mendonza, a Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, nas proximidades da Câmara Municipal, celebrou a Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, "a noite mais solene do ano. NOite que expressa o sentido de nossa fé",comentou o pároco, no início de sua homília.A solene liturgia teve quatro momentos muito significativos, começando com a bênção do fogo novo, que simboliza Cristo ressuscitado; 2) As leituras, que mostram a ação de Deus em favor da humanidade, que Ele ama com paixão; 3) A cerimônia batismal, sinal da vida nova em Cristo, da qual o cristão começa a participar e 4) a Eucaristia, onde o próprio Cristo se dá em alimento, recordando sua grande Páscoa.


IGREJA FECHADA


A celebração da Vigília Pascal começou em frente à Igreja, que estava com suas portas fechadas e os fiéis à espera do sacerdote para a bênção do fogo e para acender o Cirio, antes preparado pelo celebrante, que fez a incisão dos cravos e convidou a todos a entrarem na Igreja (com suas velas apagadas), em silêncio, em procissão e na entrada ergueu o Cirio aceso e proclamou "Eis a luz de Cristo" e todos acenderam suas velas no Círio pascal.


BATISMO


Depois o padre Gabriel Mendonza incensou o altar e proclamou a Páscoa e todos apagaram suas velas e foi iniciada a Liturgia da Palavra, com o presidente da celebração dizendo "Meus irmãos e minhas irmãs, tendo iniciado solenemente esta vigília, ouçamos, no recolhimento desta noite, a Palavra de Deus". E foram proclamadas três do Antigo Testamento e uma do Novo Testamento e mais o Evangelho de Marcos 16, 1-7, que relata a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.Em seguida, a solene Bênção das Águaa, utilizada para administração do batismo de Aline e Emerson, que foram também crismados, e para aspergir os fiéis, que ficaram de pé, com as velas acesas e renovaram as promessas do batismo.


HOMÍLIA


Na sua homília, o padre Gabriel disse que "A morte foi vencida, a antiga culpa do pecado foi cancelada e Cristo pagou com a sua própria vida o nosso resgate e pela sua fidelidade a vontade de Deus permitiu que a vida renascesse e que as sementes de vida externa existente em nós desde a criação, acordassem como um broto de esperança para a imortalidade. Não fomos criados para a morte, nascemos para a vida e esta nossa vida terrana é um sopro de imortalidade e a garantia desta certeza é a própria vida de Jesus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário