Facebook da Paróquia

sábado, 8 de outubro de 2011

Campanha Missionária 2011 - Domingo08/10

Pontifícias Obras Missionários

3 Comissão Episcopal Pastoral paro Ação

Missionária e Cooperação Interclesial

Dia Mundial das Missões

Coleta Nacional

22 e 23 de outubro

Campanha Missionária 2011

9/10/2011 - 28° Domingo do Tempo Comum - Mês das Missões

Oração dos Fiéis

Celebrante: Na Missa de hoje Deus é comparado com alguém que oferece ao seu povo um maravilhoso banquete. Os missionários e missio­nárias são os empregados encarregados de chamar os convidados. Como na parábola contada por Jesus, também na vida, os missionários às vezes não recebem nenhuma atenção, e não raramente são maltratados e mor­tos. Rezemos por eles: Senhor, dai-lhes coragem e fidelidade!

1. Pelos 8.481 missionários e missionárias que a Ásia envia, e os
6.306 que recebe, para que ajudem toda a igreja a viver e praticar
o diálogo fraterno entre povos e culturas.

2. Pelos 66.776 missionários e missionárias que a Europa envia, e os
7.764 que recebe, para que sejam anunciadores e testemunhas de
um amor que acolhe o diferente e o valoriza.

3. Pelos 2.585 missionários e missionárias que a África envia, e os
14.748 que recebe, para que continuem iluminando a Igreja e o
mundo com sua firmeza nas provações, sua alegria nas celebrações
e sua solidariedade nas adversidades.

4. Pelos 14.033 missionários e missionárias que a América envia, e os
15.030 que recebe, para que sejam profetas e construtores de um mundo mais justo e fraterno.

5. Pelos l .255 missionários e missionárias que a Oceania envia, e os 1.647 que recebe, para que recordem a toda a Igreja a urgência do primeiro anúncio onde Cristo ainda não é conhecido. (Outras orações espontâneas.)

Organização da Atividade Missionária da Igreja Católica (2)

As Pontifícias Obras Missionárias

Em 1822, na França, uma moça francesa, Paulina Jaricot, ajudada por suas amigas, fundou a Obra da Propagação da Fé, para ajudar, com a oração e a colaboração material, o trabalho missionário da Igreja. .

Vinte anos mais tarde, um bispo francês, D. Carlos de Forbin-Janson, fundou a Obra da Santa Infância (Infância e Adolescência Missionária), por meio da qual as crianças dos países cristãos ajuda­riam, com suas orações e suas ofertas, as crianças dos países de Missão.

Em 1889, também na França, Joana Bigard e sua mãe, Estefânia, deram origem à Obra de São Pedro Apóstolo, para ajudar os jovens dos países de Missão que desejassem ser sacerdotes.

Em 1916, na Itália, o Bem-Aventurado Pé. Paulo Manna, Pime, angustiado pela falta de espírito missionário entre os sacerdotes, fun­dou a União Missionária do Clero, que o Papa Paulo VI chamou de "alma" das outras Obras, pois, "por meio dos Sacerdotes, alimenta em todos os fiéis o espírito missionário".

Ao mesmo tempo surgiram inúmeras outras Obras de apoio à ati­vidade missionária, mas estas quatro foram declaradas "pontifícias", ou seja, assumidas pelo Papa e recomendadas como instrumentos principais e oficiais da Cooperação Missionária de toda a Igreja.

APÔS A COMUNHÃO

Oração Missionária 2011

Deus-Pai, criador do céu e da terra, enviai, por meio do vosso Filho, o Espírito que renova todas as coisas, para que, no respeito e cuidado com a natureza, possamos recriar novos céus e nova terra, e a Boa-Nova, que brilhou na Criação, seja conhecida até os confins do universo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário