Com Adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, recitação do Terço da Misericórdia e Missa ficaram encerrados ontem (27), na Praça Engenheiro José Valdez Botelho, no bairro Luciano Cavalcante, os festejos em honra à Divina Misericórdia, comemorados em todo o mundo, de maneira especial no Brasil.
Facebook da Paróquia
segunda-feira, 28 de abril de 2025
FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA TERMINA NA PRAÇA ENGENHEIRO JOSÉ VALDEZ BOTELHO
domingo, 27 de abril de 2025
TRIDUO DE PREPARAÇÃO DA FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA TERMINOU ONTEM
Com a recitação do Terço e uma celebração eucarística, presidida pelo padre Nelson Sany, foi encerrado ontem (26), o Tríduo de preparação da festa em honra à Divina Misericórdia, que ocorre nesta tarde, na Praça Engenheiro Valdez Botelho, organizada pela Comunidade Divina Misericórdia, pertencente a Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante.
Na tarde-noite de ontem, estiveram presentes os convidados do dia: Capela Perpétuo Socorro, Associados Eudistas, e as pastorais Encontro de Jovens com Cristo e do Dízimo. juntamente com paroquianos e devotos, que participaram ativamente da celebração.
HOMILIA
O padre Nelson foi muito feliz na sua homilia, que abordou trechos retirados dos Evangelhos proclamados durante a semana, especialmente porque não reconhecemos Jesus em nossas vidas, como Maria Madalena pela tristeza no seu coração e Tomé que não acreditou que Jesus estava vivo quando os discípulos lhe disseram que o tinham visto, porque duvidou.
Ele disse que "nós precisamos ter um encontro pessoal com Jesus, mas muitas vezes não o encontramos, porque temos a tristeza e a dúvida no nosso coração, como aconteceu Maria Madalena e Tomé."
PROGRAMAÇÃO
A festa da Misericórdia da Paróquia São João Eudes está programada para esta tarde, na Praça Engenheiro José Valdez Botelho, na Rua Ricardo de Castro Macedo, no bairro Luciano Cavalcante. com Adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e a Santa Missa.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES REALIZA TRIDUO EM HOMENAGEM A DIVINA MISERICÓRDIA
Tendo como tema: "Peregrinos de esperança com São João Eudes" e como lema: "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso "(Lc 6, 36), foi aberto na noite de ontem, dia 24 deste mês de abril, promovido pela Comunidade Divina Misericórdia, da paróquia São João Eudes, Tríduo em homenagem à Divina Misericórdia, cuja festa acontecerá no próximo domingo.
A programação foi aberta com uma celebração eucarística presidida pelo padre Santino Sacramento Vitola, CJM, com a participação de de paroquianos, a maioria, devotos (as) da Divina Misericórdia; comunidades convidadas: Santa Luzia e Nossa Senhora da Libertação e as pastorais ECC (Encontro de Casais Com Cristo) , Apostolado da Oração, Legião de Maria e Terço dos Homens.
O Triduo tem sequência nesta noite, com a recitação do Terço Mariano e celebração eucarística e a programação fica encerrada domingo com uma Missa na Praça Engenheiro José Valdez Botelho, a no bairro Luciano Cavalcante.
Fonte: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2025/04/paroquia-sao-joao-eudes-realiza-triduo.html
segunda-feira, 21 de abril de 2025
VIGÍLIA PASCAL NA CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, NO BAIRRO GUARARAPES
A celebração da Vigília Pascal na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou no pátio de estacionamento de veículos onde foi acesa uma fogueira, em volta dela a assembleia, com a sua maioria tendo nas mãos uma vela, o presidente e os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, um deles (Wilson) segurando o Círio, que seria aceso com um fogo novo.
O presidente da celebração, padre Geovani Ferreira da Costa, tendo ao lado o seminarista Henrique, deu início à solenidade orientado pelo Missal Romano com palavras que falam da eternidade de Cristo e, em seguida acende o Círio com o fogo novo.
PROCISSÃO
Em seguida o Círio é erguido, levado para a Capela e antes de chegar ao altar o presidente da celebração proclama três vezes, durante a curta procissão “Eis a luz de Cristo” e a assembleia responde: “Demos graças a Deus”. E com os féis em pé e ainda com as velas acesas o celebrante proclama a Páscoa.
Proclamada a Páscoa, o celebrante pediu para que todos apagassem suas velas. Sentassem e foram iniciadas a Liturgia da Palavra com as Leituras e todos os Salmos Responsoriais cantados que contam a história da nossa Salvação. Após o Salmo Responsorial da sétima Leitura de Ezequiel, do Antigo Testamento, as velas do altar foram acesas, e foi cantado solenemente o hino de louvor, o Glória a Deus nas alturas, com toda a assembleia explodindo de alegria pela ressurreição de seu Senhor, todos cantando e sinetas sendo tocadas. Em seguida, foi proclamada mais uma Leitura, esta do Novo Testamento e o Evangelho proclamado pelo celebrante (padre Geovani), Evangelho de Lucas que narrou a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e, em seguida, fez sua homilia.
Depois, a LIturgia Batismal, com a bênção da água para aspersão da assembleia, as velas dos fiéis foram acesas novamente para a renovação das promessas batismais Em seguida, as Preces da Comunidade e a Liturgia Eucarística.
No final, o presidente Geovani Ferreira da Costa agradeceu a todos os que colaboraram e serviram para que as celebrações fossem belas e tocantes. Ele aproveitou a oportunidade para fazer algumas indagações como, por exemplo, “Será que você não foi tocado?”. E fez um convite a todos para servirem a nossa Igreja, “que está necessitando de você”.
Fonte: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2025/04/vigilia-pascal-na-capela-nossa-senhora.html
sábado, 19 de abril de 2025
DEPOIS DA CEIA PASCAL A IGREJA CELEBRA PAIXÃO DE JESUS CRISTO
O padre Santino Sacramento Vitola, CJM, entra sozinho no templo e, logo em seguida, tira a casula, com o auxílio de uma ministra da Sagrada Comunhão, Prostra-se por alguns minutos -fica com o rosto voltado para o chão em frente ao altar-. Foi dessa maneira iniciada na tarde-noite de ontem, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes a celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O presidente dá sequência a celebração, com os leitores proclamando as Leituras. Primeiramente, com um texto do Profeta Isaias, vindo em seguida o Salmo 30: Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espirito. Já a 2ª Leitura, tirada da Carta aos Hebreus, diz “Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus”.
As leituras ficaram concluídas com a narração da Paixão de Cristo, feita por João Luiz Fernandes, Miria Takeuchi e o padre Santino Sacramento Vitola, que na homília diz” Jesus morreu na Cruz por amor a nós” e aproveitou a ocasião para enaltecer o grande dia de amanhã: da Ressurreição”.
Na celebração de ontem, um grande número de fiéis esteve presente e elogiou a organização, elogiada também pelo celebrante, que no final disse : “Foi tudo muito bonito”.
ADORAÇÃO DA CRUZ
Todos se levantaram e formaram duas filas para adorar e beijar Jesus na Cruz. Antes, os fiéis contemplaram o Crucificado, que doou a última gota do seu sangue por nós.
SETE PALAVRAS
Foto Pascom São João Eudes
No final, padre Santino agradeceu a presença de todos, lembrou que fossem generosos com a coleta, que seria “para os Lugares Santos” e terminou formulando um convite aos que ali se encontravam para assistirem, às 19 horas, o “Sermão das 7 Palavras de Jesus na Cruz”, na quadra que fica atrás da Igreja Matriz.
quinta-feira, 17 de abril de 2025
domingo, 13 de abril de 2025
PROCISSÃO E BÊNÇÃO DOS RAMOS ABREM A SS NA CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Com a bênção dos ramos e uma procissão em torno da Capela, no bairro Guararapes foram abertos os Atos da Semana Santa, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Santino Sacramento Vitola, CJM, pároco da paróquia São João Eudes.
A bênção dos Ramos foi realizada em frente a Capela, mais precisamente, no estacionamento de veículos e, depois o presidente da celebração aspergiu os fiéis, que participaram da procissão e, consequentemente, da Missa.
Um pouco depois das 9 horas, quando todos foram informados que a celebração com a bênção dos Ramos seria iniciada fora da Capela, grande parte dos fiéis se deslocou para o pátio de estacionamento e, logo em seguida, começou a procissão e na volta todos ocuparam os seus lugares na Capela, dando sequência a celebração.
EVANGELHO
Antes, o celebrante proclamou o Evangelho de Lucas 19, 28-40, com Jesus enviando dois discípulos dizendo; ide ao povoado ali na frente, Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado , que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. Se alguém, por acaso, vos perguntar. Por que desamarrais o jumentinho?, respondereis, assim: O Senhor precisa dele”.
NARRATIVA
Na sequência da celebração, foram proclamadas a 1ª leitura, Salmo, 2ª leitura e narração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Lucas, feita pelo padre Santino Sacramento Vitola, Oriá Serpa, do Terço dos Homens e Ana Cleide, coordenadora da Liturgia.