A Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, prestou homenagem nesta manhã ao Padre Amado Vanegas, superior dos Eudistas , pelos seus 32 anos de sacerdócio e ao Monsenhor Idelfonso Graciano Rodrigues que completou suas bodas de ouro sacerdotais, com uma celebração eucarística em ação de graças pelos dois sacerdotes e que contou com a presença dos padres Luiz Gabriel, Juan Carlos e Cristiano.
Padre Luis Amado Vanegas Gomes, nascido em 13 de setembro de 1951, filho de Roque Faustino e Laura Rosa, nascido na Colômbia, vem de uma família de 10 irmãos. Aos 20 anos, entrou no Seminário Eudista em Janeiro de 1974. Ordenou-se padre aos 30 anos, no dia 04 de Julho de l982, pertencendo a Congregação de Jesus e Maria, dos Padres Eudistas, na Colômbia.
Seu sacerdócio sempre teve como foco o ensino e a formação para os que se preparam para a vida sacerdotal. Teve mais de 100 sacerdotes e um
Bispo Auxiliar de Medelin como alunos. Fez seus estudos de Filosofia no Seminário da Congregação dos Eudistas e o de Teologia, na Universidade Javeriana de Bogotá, com os Padres Jesuítas. Sua especialização é em Teologia Dogmática. E sua vida sacerdotal é a de um verdadeiro missionário: Depois de sua ordenação, passou 3 anos na Colômbia, indo depois para o Equador, onde passou 5 anos, no Chile esteve por 4 anos, no Peru, passou 7 anos , na França, 3 anos e 6 meses, 1 ano em Bogotá e está no Brasil, em Fortaleza há 8 anos: 4 anos como Reitor do Seminário São José e os últimos 4 anos como Superior da Casa de Formação dos Eudistas, na Paróquia São João Eudes., no bairro Luciano Cavalcante.
Monsenhor Idelfonso Graciano Rodrigues, nasceu em 02 de fevereiro de 1939. É paulista, filho único de uma viúva cozinheira, que sempre trabalhando nas casas de famílias, lhe transmitiu os valores cristãos que o levaram para a vocação sacerdotal da qual ele nunca teve dúvidas. Entrou no Seminário Menor de Botucatu (SP) aos 12 anos. E terminou seus estudos de Teologia em Otawa, no Canadá, onde fez 4 anos de estudos e dois anos para defender sua tese sobre Oração, sendo ordenado pelo arcebispo de Otawa, Dom Joseph Marie Lemieux em 06 de junho de 1964. Regressou ao Brasil para a Arquidiocese de São Paulo, ficando na Paróquia São José de Belém, na Capital. Foi convidado pelo Vigário Geral do Vicariato Militar do Brasil para começar a celebrar na Base Aérea de São Paulo. Depois , em 1969, entrou para a Aeronáutica, onde ficou por 34 anos.
Em 1993, chegou ao posto de Coronel, sendo nomeado nesta época, Vigário Geral da Arquidiocese Militar do Brasil, com sede em Brasília, ficando até 2004. Nestes onze anos visitou todas as unidades militares da Aeronáutica. Depois, foi para a Reserva, voltando novamente para São Paulo, onde se apresentou ao Cardeal Cláudio Hummes pedindo-lhe para vir para o Ceará, para o Leprosário de Antonio Diogo. Como o Leprosário fechou, Dom José Antonio Aparecido, Arcebispo de Fortaleza, o convidou para ficar na nossa Arquidiocese, onde lhe deu a provisão sacerdotal, para ajudar na Paróquia onde fosse residir (São João Eudes) ,e onde fosse solicitado.
Duas vidas, que por caminhos diferentes se doaram para a Igreja e para a construção do Reino de Deus, buscando a salvação das almas, anunciando a Palavra e administrando os Sacramentos e que são motivo de alegria e de exemplo, para todos aqueles que os conhecem, pela fecundidade dos seus sacerdócios e pelo testemunho que dão de suas vidas, inteiramente dedicadas ao Senhor.
RENOVAÇÃO
Durante a celebração, houve a bênção das fitas e medalhas do Apostolado da Oração, com as zeladoras renovando por mais um ano sua consagração ao Sagrado Coração, com o compromisso de viverem em oração e adoração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário