A celebração da Vigília Pascal, na noite passada, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi e que pertence à Paróquia São João Eudes, começou com a Bênção do Fogo, no pátio de estacionamento de veículos, onde fora acesa uma fogueira. Mas antes houve a procissão do Círio Pascal, símbolo do Cristo Ressuscitado, presidida pelo padre João Carlos. Muitos fiéis chegaram cedo para pegar um bom lugar.
Para que fosse iniciada a celebração, as luzes da capela foram apagadas e fora dela acesa uma fogueira. Em seguida, o padre João Carlos abençoou o fogo novo e preparou o Círio Pascal, dizendo palavras, retiradas do Missal Romano, que falam da eternidade de Cristo,
Antes de entrar na Capela, os fiéis acenderam suas velas no fogo do Círio, que aceso foi erguido pelo presidente da celebração que proclamou “Eis a luz de Cristo”, por três vezes, com a terceira diante do altar. Depois o Círio foi colocado em lugar de destaque. Nesse momento, foram acesas as luzes da Igreja e iniciada a Liturgia da Palavra, que proclama as grandes maravilhas realizadas por Deus ao longo da história da humanidade.
As primeiras leituras foram retiradas do Antigo Testamento, intercaladas com um Salmo, uma leitura do Novo Testamento (Romanos 6, 3-11), para em seguida o celebrante proclamar o Evangelho de Mateus 28, 1-10, que fala sobre a ressurreição de Jesus Cristo, com as mulheres partindo de pressa do sepulcro para darem a grande notícia aos discípulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário