Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

FESTA EM HONRA A SÃO JOÃO EUDES DEIXA SAUDADES




- Estou feliz e agradecido pela sua generosidade e entrega para o sucesso da festa em honra a São João Eudes”, foi o comentário do pároco Santino Sacramento, hoje, dia 20 de agosto, nas redes sociais, aos que contribuíram com o seu serviço para com os festejos em homenagem ao padroeiro do bairro Luciano Cavalcante, que terminaram com uma procissão, que percorreu algumas ruas da Paróquia, uma missa campal, presidida pelo pároco, auxiliado pelos padres Johnja Lopez, Cristiano, pároco de Majorlândia, em Aracati e o padre Eduardo Zacarias, dos Arautos do Evangelho e o diácono Carlos Santos.
A procissão foi iniciada por volta das 19hs.3omins, saindo de frente a Igreja Matriz Menino Deus, na Rua Jaime Leonel, entrando na Rua Doralice Costa, e fazendo uma parada em 5 residências, denominadas de estação e, em cada uma delas, a família improvisava um altar, com uma imagem de Nossa Senhora ou ainda  de São Francisco, São João Eudes.

Nessas residências, era feita uma prece, pedindo pela paz no mundo, nas nossas famílias, pelos doentes da Paróquia, pelos desempregados, carentes e excluídos e, enfim, pela Paróquia. As preces foram iniciadas na casa de dona Neuma Castro, na Rua Doralice Costa, nº 191. Em seguida, nas casas das senhoras Lisieux Bezerra e Antônia Macedo Conceição, vindo em posteriormente, Ermilda Ribeiro, na Rua B, 309; Ozenir do Carmo, na Rua N, 40 e dona Aldenora Borges, nas Rua H.
Logo depois da procissão, que teve a duração de quase uma hora, com a participação de um número significativo de fiéis católicas, foi iniciada missa campal, com o celebrante usando parte do seu tempo na homilia para elogiar os que serviram na festa, inclusive convocando aos que estavam presentes a ficarem em frente ao altar para que todos conhecessem os que trabalharam para o bom êxito da festa. Fez um agradecimento aos sacerdotes, diácono permanente, aos seminaristas, coroinhas, Ministério de Música.

Antes da bênção final, pediu para que todos continuassem em seus lugares, porque haveria a apresentação de uma banda de forró pé de serra, que, empolgaria ou a todos que ficassem até o último momento da festa. E isso, realmente aconteceu. 
  
Fotos de José Maria Melo e de 
Lúcia de Fátima, Associada Eudista


PADRE LUÍS GABRIEL VOLTA PARA PARIS DEPOIS DE FÉRIAS EM FORTALEZA




Depois de uma temporada de férias em Fortaleza, o padre Luís Gabriel Mendoza retornou para Paris, França, onde faz mestrado em Teologia Dogmática, iniciado no ano passado.
Durante a sua estada nesta Capital,  no primeiro final de semana deste mês, ele pregou um retiro para ao Associados e pré-Associados da Congregação de Jesus e Maria, na Casa de Retiro Medalha Milagrosa, na Estrada das Patacas, 2012, no vizinho município de Aquiraz, na Região Metropolitana.

Além de pregar naquele retiro, o padre Luís Gabriel algumas celebrou algumas missas, sendo uma num condomínio, organizada pela Pastoral dos Condomínio e outra na Casa de Formação dos Padres Eudistas, no bairro Luciano Cavalcante, para Associados e pré-Associados e, no último domingo, no encerramento do novenário em honra a São João Eudes, cuja festa terminou ontem, dia 19, com uma procissão pelas ruas do bairro Luciano Cavalcante e uma missa campal.
Após a celebração de encerramento do novenário, o padre Luís Gabriel foi cumprimentado, abraçado pelos paroquianos, amigos, de maneira especial, pelos membros do ECC (Encontro de Casais com Cristo), que fizeram uma festa depois da missa e questão de registrar o momento com a foto abaixo. Fonte:http://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2019/08/padre-luis-gabriel-volta-para-paris.html

COMEMORAÇÃO DE ORDENAÇÃO DO PADRE LUÍS GABRIEL, NOVENÁRIO, ORAÇÃO E CAPOEIRA





O padre Luís Gabriel Mendoza Morales comemorou os seus 15 anos de vida sacerdotal, 14 dos quais servindo em Fortaleza,  ontem, dia 17 deste mês de agosto, na Casa de Formação dos Padres Eudistas, localizada no bairro Luciano Cavalcante. A comemoração constou de uma celebração eucarística, presidida por ele, concelebrada pelo padre Johnja Lopez, “Parabéns prá você” e de um café-partilhado, com a participação dos Associados Eudistas, paroquianos e amigos do aniversariante. Vale ressaltar que a data do aniversário ocorreu no dia 22 de julho, quando a Igreja Católica comemora o dia de Santa Madalena. Ana Maria Pinheiro e Olga Gerusa também prestaram homenagem ao aniversariante.
Anteontem, dia 16, foi realizada mais uma novena em honra a São João Eudes, tendo como celebrante dom Lucas Soares, Beneditino; e como convidados a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Coroinhas e no convívio, além de barracas, com comidas típicas, houve uma apresentação do cantor Jonas Soares, da Comunidade Santa Luzia.
Na noite de ontem, dia 17, a programação do novenário da Paróquia São João Eudes teve sequência com o Terço Mariano, Adoração ao Santíssimo, com missa celebrada por Monsenhor Idelfonso Rodrigues, tendo como convidada a Comunidade Menino Deus. Na parte social, houve uma apresentação de capoeira do Grupo Liberdade, do contramestre Anderson, que agradou aos presentes.

FIM

A programação dos festejos em homenagem a São João Eudes fica encerrada amanhã, dia 19, com uma procissão, às 18h30min, que vai percorrer algumas ruas do bairro Luciano Cavalcante e, logo em seguida uma missa, presidida pelo pároco Santino Sacramento. Depois, forró pé de serra, com a Banda Trio. Hoje, domingo, 18, último dia da novena, com Terço Mariano, Adoração ao Santíssimo, celebração eucarística presidida pelo padre Luís Gabriel Mendoza Morales, que goza férias em Fortaleza. Dentro da programação show do Ministério de Música RUAH.






Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2019/08/comemoracao-de-ordenacao-do-padre-luis.html

NOVENA É TRANSFERIDA PARA A MANHÃ DEVIDO A CAMINHADA COM MARIA





Devido a Caminhada com Maria, que começa às 14 horas, de hoje, dia 15 de agosto, na Barra do Ceará e, terminará à noite, na Catedral, com a coração da imagem de Nossa Senhora da Assunção, durante uma missa campal, a novena em honra a São João Eudes foi realizada nesta manhã, com a celebração sendo presidida por Dom Gabriel Alves do Amaral, da Ordem de São Bento e como convidados os Arautos do Evangelho, com o seu afinadíssimo coral e, a Legião de Maria, que serviu um café aos participantes da missa.


CONSAGRADO

No final da missa desta manhã, dentro da novena, houve a encenação  mostrando  que São João Eudes desde criança “nutria uma profunda devoção à Santíssima Virgem. Nasceu por intercessão da Virgem Maria, pois foi a ela que seus pais pediram o dom de um filho e ela os atendeu. Amava zelosamente a Virgem Maria”

São João Eudes “interpretou sua vida como uma maravilhosa intervenção da Mãe da Misericórdia. Adolescente, pediu ao seu confessor permissão para escolher Maria por esposa e com um gesto de amante verdadeiro colocou no dedo da imagem de Maria ((na foto representada por dois jovens), como um símbolo de seu rendido afeto, um anel de ouro. Mais tarde, escreveria seu contrato de mística aliança e o assinaria com seu sangue”.
ONTEM

A celebração eucarística da noite de ontem, dia 14 deste mês de agosto, foi presidida pelo frei Wilter Malveira, capelão da Ordem dos Frades Menores, auxiliado pelo padre Santino Sacramento, pároco de São João Eudes e os convidados foram a Comunidade Santa Luzia e o Terço dos Homens Paroquial. Houve também uma apresentação do cantor e tecladista Samuel Rodrigues.


Como vem acontecendo todas as noites, de ontem foi muito concorrida, com os paroquianos fazendo para a compra de comidas tipicas. Houve momentos em que faltou até o baião de dois. Mas os membros da equipe de Gastronomia já estão se preparando para o restante do novenário e da festa em honra a São João Eudes programada para a próxima segunda-feira.

PADRE CLÉRISTON CELEBROU MISSA NA FESTA EM HONRA A SÃO JOÃO EUDES



Com uma missa celebrada pelo padre Clériston Mendes, que já comandou a Paróquia do Luciano  Cavalcante, teve sequência na noite de ontem, dia 13 de agosto, o novenário em honra a São João Eudes, que prossegue hoje, com  reza do Terço Mariano, adoração ao Santíssimo,  missa, novena, convívio social e apresentação artística, com o cantor e tecladista Samuel Rodrigues.

A reza do Terço Mariano foi coordenada pelo Terço dos Homens, da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que pertence à Paróquia São João Eudes, novena e celebração eucarística presidida pelo padre Clériston Mendes, pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Salvador, Bahia. Ele foi auxiliado pelo padre Santino Sacramento, pároco de São João Eudes.

No final da celebração, o pároco Santino Sacramento agradeceu a participação do padre Clériston, que foi delirantemente, aplaudido e abraçado pelos fiéis, que participaram da missa, na Igreja Matriz Menino Deus,  que estava com suas dependências completamente tomadas pelos devotos do santo.

HISTÓRICO
Como vem acontecendo todas as noites, dentro da celebração, Bete Penha recita uma poesia relatando um pouco da história de São João Eudes e a de ontem, mostrou o santo logo depois de ser ordenado sacerdote, que passou por uma longa doença durante 2 anos, mas ultrapassou a todos os obstáculos.

Finalizando a noite, durante o convívio social, houve uma apresentação artística da cantora católica Germana Soares, que prendeu a atenção de todos que estavam também se deliciando de comidas típicas, em especial o tradicional baião de dois. 


A VIDA DE SÃO JOÃO EUDES CONTADA TODAS AS NOITES

Com a Igreja Matriz Menino Deus com suas dependências completamente tomadas por fiéis, que participaram da reza do Terço Mariano, conduzida pelo Terço dos Homens; Adoração  ao Santíssimo Sacramento e missa celebrada pelo padre Santino Sacramento, teve sequência ontem, domingo, dia 11 deste mês de agosto, a segunda noite do novenário em homenagem a São João Eudes.

HOMILIA

O padre Santino fez a homilia ligando o Evangelho sobre o tema, numa frase que chamou muito a sua atenção, “onde está o nosso tesouro ai está o nosso coração”.e aproveitou para acrescentar que o coração é o que você é”. Ele pediu permissão a assembleia para descrever o tema em apenas cinco minutos.


HISTÓRIA

Na festa deste ano, a cada dia é contado um pouco da vida de São João, como do pequeno relato de que no ano de 1615 ele entrou no Colégio dos Jesuítas em Caen. Em 1618 fazia parte da Congregação de Nossa Senhora, escola de virtude e piedade, no próprio colégio. Era tido como modelo de probidade e modéstia. Aluno inteligente que disputava com um colega o primeiro lugar na turma. Um dia, na escola é agredido e esbofeteado por um colega, humildemente, oferece-lhe a outra face.
São João Eudes fez seus primeiros estudos em uma aldeia, sob a direção do sacerdote Jacob Blanette; o seu exemplo e as instruções espirituais que dava aos alunos lhe serviram muito.

A bailarina Polyana Pontes

 Após a celebração os fiéis foram convidados a participar da programação cultural com um espetáculo de balé, da bailarina Polyana Pontes que agradou a todos. Depois da apresentação todos  se dirigiram às barracas das comidas  e ocuparam as mesas  para comer, conversar e participar do bingo que todas as noites acontece. Também o bazar foi visitado  e a barraca da Eudes Store com material sobre o padroeiro São João Eudes.


RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO

Dia 12 – Segunda-feira - 18h30min - Terço Mariano ; - 19h - Adoração ; – 19h30min - Santa Missa ·Convidados: Associados Eudistas e Juventude Missionária Eudista · Celebrante: Padre Johnja Lopez ·Convívio: Banda Basílica com o cantor Mardilson · Obra de Misericórdia: Açúcar.

DIA 13 – Terça-feira – 18h30min - Terço Mariano ; - 19h - Adoração ; – 19h30min - Santa Missa ·Convidados: Ministério de Música, Pastorais Luturgia, Familiar, Saúde, Grupo Nossa Senhora de Pentecostes, Comunidade Anuncia-me · Celebrante: Padre Clériston Mendes Ferreira · Convívio:-Cantora Católica Germana Soares · Obra de Misericórdia: Farinha de Mandioca

DIA 14 - Quarta-feira – 18h30min - Terço Mariano ; - 19h - Adoração ; – 19h30min - Santa Missa ·Convidados: Comunidade Santa Luzia e Terço dos Homens Paroquial · Celebrante: Frei Wilter Malveira, OFMcap · Convívio: Cantor Samuel Rodrigues · Obra de Misericórdia: Macarrão

DIA 15 – Quinta-Feira – 06h30min - Terço Mariano; 07h - Adoração; 07h30min - Santa Missa. ·Convidados: Legião de Maria · Celebrante: Dom Gabriel A.do Amaral, OSB · Convívio: Café da manhã, por adesão, oferecido pela Legião de Maria · Obra de Miserícórdia: Leite em pó.

 Dia 16 – Sexta-Feira – 18h30min - Terço Mariano ; - 19h - Adoração ; – 19h30min - Santa Missa ·Convidados Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Coroinhas · Celebrante: Dom Lucas Soares, OSB · Convívio: Cantor Jonas Soares, da Comunidade Santa Luzia.Obra de Misericórdia: Óleo

Dia 17 – Sábado – 18h30min - Terço Mariano ; - 19h - Adoração ; – 19h30min - Santa Missa ·Convidados: Comunidade Menino Deus · Celebrante: Monsenhor Idelfonso Rodrigues · Convívio: Grupo Capoeira da Liberdade, do contramestre Anderson · Obra de Misericórdia: Café

Dia 18 – (Domingo) – 18h30min - Terço Mariano ; - 19h - Adoração ; – 19h30min - Santa Missa ·Convidados: Comunidade Divina Misericórdia e ECC · Celebrante: Padre Luís Gabriel Morales ·Convívio: Ministério de Música RUAH · Obra de Misericórdia: Massa de Milho.

 DIA 19 – Segunda-Feira – Solenidade de São João Eudes – 18h30min – Procissão e 19h30min a Santa Missa · Celebrante: Padre Santino Sacramento e demais padres concelebrantes. ·Convívio Fraterno: Banda Trio (Forró Pé de Serra) · Todas as noites teremos comidas típicas, bingo e bazar.

Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2019/08/a-vida-de-sao-joao-eudes-contada-todas.html