Páginas
▼
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
terça-feira, 21 de agosto de 2018
ENCERRADOS OS FESTEJOS EM HONRA A SÃO JOÃO EUDES
Ficaram encerrados na noite de ontem, domingo, dia 19 de agosto, os festejos em honra a São João Eudes. com a reza do terço, procissão, que percorreu as ruas Thompson Bulcão, Bolivar Pinto Bandeira, Doralice Cosa e Jaime Leonel, tendo à frente o pároco Clériston Mendes Ferreira.
Depois da procissão, que contou com a presença dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc), Coroinhas, seminaristas e fiéis católicos, a grande maioria deles, devotos de São João Eudes, foi celebrada uma missa, presidida pelo padre Clériston, auxiliado pelo padre Johnja.
A procissão foi iniciada com o hino de São João Eudes, cantado fortemente quando da entrada da imagem na Igreja Matriz (Capela Menino Deus), na Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante,nas proximidades da Câmara de Vereadores de Fortaleza.
MISSA
Após a procissão foi iniciada a missa, presidida pelo padre Clériston, auxiliado pelo padre Johnja, que fez a proclamação do Evangelho, com presidente da celebração na sua homília descrevendo sobre a vida de São João Eudes, que agradou a todos que estavam participando da celebração eucarística,
Ele fez questão de ressaltar e dar ênfase que São João Eudes era um padre missionário. Nas missões, que hoje duram um dia, "São João Eudes passava até quatro meses". Era rigoroso na preparação dos sacerdotes. Fundou a Congregação de Jesus e Maria, mais conhecida por Congregação dos Eudistas, que tem como carisma a formação de sacerdotes e fazer com que Jesus viva e reine nos corações dos homens, pois ele possuía um profundo amor aos Corações de Jesus e Maria.
Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram com o seu serviço para o maior brilho dos festejos, que terminaram com uma confraternização de todos que participaram da festa.
domingo, 19 de agosto de 2018
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Inscrições Para Novos Coroinhas - Com. Menino Deus e Com. Santa Luiza 2018
Aberta das Inscrições para Novos Coroinhas para as Comunidades Matriz Menino Deus e Santa Luzia
inscrição pelo link abaixo ou na Secretaria (Matriz) ou com os responsáveis pelos grupo de cada comunidade:
https://goo.gl/forms/ Dy3O8B08JAR9G0Qu1
inscrição pelo link abaixo ou na Secretaria (Matriz) ou com os responsáveis pelos grupo de cada comunidade:
https://goo.gl/forms/
PADRE CLÉRISTON TOMA POSSE COMO PÁROCO NA ABERTURA DO NOVENÁRIO DE SÃO JOÃO EUDES
Durante uma concelebração, presidida pelo vigário episcopal, padre Arildo da Silva Castro, da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, que representou dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, e a participação de monsenhor Idelfonso e os padres Johnja, Juan Carlos, Zacarias, Cristiano, de Aracati, Abel e Regis, o padre Clériston Mendes Ferreira, eudista, tomou posse, na noite de ontem, dia 10 de agosto, como pároco da Paróquia São João Eudes, na Capela Menino Deus, no bairro Luciano Cavalcante, em substituição ao padre Luís Gabriel Mendoza, que vai fazer mestrado, na França, para onde embarca no dia 30.
A solenidade foi iniciada com a leitura da saudação de dom José Antonio e, em seguida, a da provisão de pároco do Padre Clériston concedida pelo arcebispo de Fortaleza.
Diante do altar, dos sacerdotes concelebrantes e de toda assembleia, ele fez sua Profissão de Fé, com o Credo Niceno-Constantinopolitano, na Palavra de Deus e nos ensinamentos do Magistério da Igreja, na doutrina da fé e dos costumes assinando o termo de posse de Pároco da paróquia de São João Eudes.
Depois recebeu o Livro dos Evangelhos para anunciar a Palavra de Deus, as chaves da Igreja, a chave do Sacrário, os instrumentos do Batismo, a estola roxa do sacramento da Reconciliação e o juramento de fidelidade conforme a Santa Sé de viver em comunhão com a Igreja e de seus deveres perante ela. Foi numa cerimônia rica de significados da sua missão como pároco diante de Deus, da Igreja e do rebanho que agora ele irá apascentar.
Após a celebração, o novo pároco foi bastante cumprimentado pelos fiéis que já o conheciam, pois foi ordenado na paróquia, indo em seguida para Salvador, onde passou 2 anos, retornando para assumir sua novas funções em Fortaleza.
De Salvador veio uma comitiva de fiéis do Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde ele foi vigário, naquele Santuário de responsabilidade dos padres eudistas. Tristes porque ele agora está em nossa Capital, mas alegres pela nova etapa de sua caminhada sacerdotal.
Vale ressaltar que estiveram presentes seus familiares, tendo à frente sua mãe, dona Irene (na foto à esquerda dele), que se mostrava muito satisfeita. Ela foi muito cumprimentada pelos fiéis que participaram da celebração.
domingo, 12 de agosto de 2018
JOVENS, AMIGOS, PAROQUIANOS E ASSOCIADOS “EUDISTAS” COMEMORAM ANIVERSÁRIO DO PADRE JOHNJA
Contando com a presença de um grande número de jovens, amigos, paroquianos e Associados “Eudistas”, foi comemorado, na última sexta-feira, dia 3, na Casa de Formação dos Padres “Eudistas”, o aniversário natalício do padre Johnja, bastante querido na Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, especialmente, pela juventude, que se fez presente em grande escala ao jantar-adesão.
Antes de todos cantarem o tradicional “Parabéns pra você” e de apagar a velinha, foi exibido um vídeo, com várias mensagens, a grande maioria de jovens, dos familiares do aniversariante, que residem em Barranquilla, na Colômbia, com o padre Johnja, agradecendo a todos, especialmente, um ao vivo, da Olga, que falou pelos paroquianos da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O aniversariante, depois das mensagens de muitos presentes, agradeceu a todos que compareceram ao jantar-adesão, que contou com a presença dos padres Luís Gabriel, que viajou em tempo de férias para a Colômbia; Juan Carlos e Clériston que, assumirá oficialmente a Paróquia São João Eudes, no dia 10, quando será iniciado o novenário em honra São João Eudes.
quinta-feira, 2 de agosto de 2018
quarta-feira, 1 de agosto de 2018
Carta de despedida para Pe Luis Gabriel
Saudação de Despedida do Padre Luís Gabriel
Ano de 2008, Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, domingo, missa das 9h da manhã; entra o celebrante, um padre jovem (tinha idade para ser meu filho), sotaque espanhol, celebrou a missa com devoção. Durante sua pregação, me chamou atenção o seu falar bonito e mais ainda, a essência de suas reflexões, voltada para o social, para os irmãos menos favorecidos. Daquele dia em diante retornaria aquela Capela pras missas dominicais. Dois anos mais tarde recebi o convite do padre Luiz Gabriel para participar da pastoral da saúde, início do meu envolvimento com as atividades e com os membros tão especiais e queridos da paróquia.
Esta noite é bem diferente de outras tantas que costumam acontecer nesta casa. Nesta noite nos despedimos do nosso pastor, nosso guia, nosso amigo, nosso amado Padre Luís Gabriel. Ainda que soubéssemos que este dia chegaria, a sensação é de que esse momento chegou muito rápido.... não deu tempo para assimilarmos e enfrenta-lo “numa boa”. Ao contrário, querido padre, está sendo bem difícil... A sensação contida em cada coração que aqui bate e nos corações que batem nos arredores e lares das cincos comunidades paroquiais é de que precisaríamos muito mais tempo de preparação para sua partida. E se pudéssemos escolher, nós lhe diríamos: não se vá, fique conosco, precisamos do senhor!
Sabe, Padre Luís Gabriel, existe um sentimento muito puro de apego, de lhe querer bem; o senhor nos cativou quando nos olhou nos olhos e sorriu, quando no olhou e compartilhou algum desejo de realização pastoral, quando nos olhou e nos abençoou, quando nos olhou e nos chamou para o serviço, quando nos olhou e nos deu bronca e nos fez ver a necessidade de nos unirmos em um só coração, em torno de uma só causa: fazer VIVER E REINAR JESUS EM NÓS!
Assim, fomos marcados por suas homilias, fazendo-nos sentir-nos no céu, plenos do amor de Deus por nós! Homilias cheias de sentido, sempre fiéis à doutrina cristã e inspiradas na sabedoria de São João Eudes. Com o senhor, aprendemos a amar a nossa paróquia e dizer com imenso orgulho: sou da Paróquia São João Eudes, os padres de lá são eudistas, super espiritualizados e o nosso pároco é o Padre Luís Gabriel, maravilhoso!!!
Durante estes sete anos e meio o senhor nos ensinou muito em palavras, gestos e atitudes, foi um mestre! Quanta demonstração de ternura quando o senhor celebrava a Eucaristia assim que retornava de uma longa viagem, quando o senhor celebrava a Eucaristia mesmo adoentado, quando sentíamos seu amor por sua família, em especial à D. Tomásia, sua mãe.
O seu carinho, sua atenção, sua palavra, seu conforto e suas preces nos momentos difíceis dos membros desta comunidade são indeléveis; todo esse bem que nos fez serviram como alimentos espirituais e fortaleceram nosso ser. Conviver com o senhor foi para todos nós dádiva divina!
Imagino que foi por amor, por desejo de realizar, competência e sacrifício por nós e por sua missão sacerdotal que o senhor cumpriu uma cansativa rotina diária: cedo acordava, tarde dormia, orava, estudava, administrava, ensinava, celebrava, visitava, reunia-se, reunia-se, reunia-se, confessava; não faltava a compromissos religiosos assumidos amorosamente em comunidades extra muros da nossa paroquia além do que lhe foi confiada a formação dos seminaristas, entre eles, o Padre Cleriston, seu dileto ex-aluno que o sucederá. Tempo para descanso não havia!
Notável e admirável é sua habilidade e o jeito só do senhor em trazer e motivar os paroquianos envolvendo-os nas diversas atividades do seu bem-sucedido pastoreio.
Com o apoio das pastorais, serviços e movimentos da nossa paróquia, seu dinamismo deu muitos frutos. Permita me recordar alguns feitos e eventos: Escola de Espiritualidade São João Eudes, onde em encontros mensais contextualizados com o s tempos do ano litúrgico em 2008, 2009; as Noites de Espiritualidade Eudistas, na casa de Formação, onde aprendíamos sobre os escritos de São João Eudes; idealizou e realizou em novembro de 2012, o I Seminário à Serviço da Vida realizado na Câmara Municipal de Fortaleza, que contou com a participação de vários segmentos sociais da nossa área pastoral; promoveu a primeira, de várias Caminhadas paroquiais com o tema “JUVENTUDE COM FÉ”, em dezembro de 2012, no intuito de animar nossos jovens, Criou a Comissão Missionária Paroquial (COMIPA) dentro das diretrizes da plano pastoral “Igreja em estado Permanente de missão”; o Jornalzinho Ave Cor, com tiragem mensal elaborado pela pastoral de comunicação; tivemos a importante Visita Pastoral em 2013 quando as cinco comunidades pastorais se aproximaram e em união de esforços, maestria e singularidade os bispos auxiliares e do nosso Arcebispo Dom José Antônio foram muito bem recebidos durante os cinco dias de visita à nossa paróquia; foram dia e noites de pura animação, doação, espiritualidade, união e fraternidade; as visitas missionárias também foram um marco!
Ah, tempo bom, tempo Santo! Durante todo o ano, as festas dos padroeiros animavam as comunidades contando com apoio e presença das comunidades irmãs; os seminários e retiros para os jovens; os grupos de oração dos jovens, o dia de lazer das pastorais; implantação do Serviço Encontro de Casais com Cristo, o ECC, o qual tem o poder de restaurar as famílias; as procissões, a criação da pastoral dos condomínios; além das reformas estruturais e embelezamento de todas as capelas, a reforma e ampliação do centro comunitário; modernização dos equipamentos de som e mídia; aquisição da residência para os padres anexa à casa de formação, Ufa tantas realizações além de muitas outras não citadas...
Estamos cientes que é hora de retribuir todo o bem que nos proporcionou. Mais que um dever, temos a responsabilidade de nos darmos as mãos e juntos com o Padre Clériston, Padre Juan Carlos e Padre Jonhra oferecermos o melhor de nós no sentido de zelar e cuidar do legado que o senhor e seus antecessores edificaram e tornaram o que é hoje a Paróquia São João Eudes.
Vai Padre Luís Gabriel, suba no mais alto da montanha, e respire no amor de Deus aliviado! Descanse um pouco...o senhor cumpriu extraordinariamente seu sacerdócio entre nós. Olhe para as suas ovelhas! Estamos apascentadas, ensinadas e em busca da santidade! O senhor nos tornou melhores! Vá tranquilo!
Sentiremos saudades do seu sorriso, da sua fala, do seu andar apressado, firme, enfim, de sua presença iluminada!
Diz um poema:
Saudade tem rosto, nome e sobrenome
Saudade tem cheiro e tem gosto
Saudade é a vontade que não passa
É a ausência que incomoda
Saudade é a prova de que tudo valeu a pena!
Nós o amamos; seja feliz, Padre Luís Gabriel!
Rosabelle Braz Sidrim
25/07/2018
Ano de 2008, Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, domingo, missa das 9h da manhã; entra o celebrante, um padre jovem (tinha idade para ser meu filho), sotaque espanhol, celebrou a missa com devoção. Durante sua pregação, me chamou atenção o seu falar bonito e mais ainda, a essência de suas reflexões, voltada para o social, para os irmãos menos favorecidos. Daquele dia em diante retornaria aquela Capela pras missas dominicais. Dois anos mais tarde recebi o convite do padre Luiz Gabriel para participar da pastoral da saúde, início do meu envolvimento com as atividades e com os membros tão especiais e queridos da paróquia.
Esta noite é bem diferente de outras tantas que costumam acontecer nesta casa. Nesta noite nos despedimos do nosso pastor, nosso guia, nosso amigo, nosso amado Padre Luís Gabriel. Ainda que soubéssemos que este dia chegaria, a sensação é de que esse momento chegou muito rápido.... não deu tempo para assimilarmos e enfrenta-lo “numa boa”. Ao contrário, querido padre, está sendo bem difícil... A sensação contida em cada coração que aqui bate e nos corações que batem nos arredores e lares das cincos comunidades paroquiais é de que precisaríamos muito mais tempo de preparação para sua partida. E se pudéssemos escolher, nós lhe diríamos: não se vá, fique conosco, precisamos do senhor!
Sabe, Padre Luís Gabriel, existe um sentimento muito puro de apego, de lhe querer bem; o senhor nos cativou quando nos olhou nos olhos e sorriu, quando no olhou e compartilhou algum desejo de realização pastoral, quando nos olhou e nos abençoou, quando nos olhou e nos chamou para o serviço, quando nos olhou e nos deu bronca e nos fez ver a necessidade de nos unirmos em um só coração, em torno de uma só causa: fazer VIVER E REINAR JESUS EM NÓS!
Assim, fomos marcados por suas homilias, fazendo-nos sentir-nos no céu, plenos do amor de Deus por nós! Homilias cheias de sentido, sempre fiéis à doutrina cristã e inspiradas na sabedoria de São João Eudes. Com o senhor, aprendemos a amar a nossa paróquia e dizer com imenso orgulho: sou da Paróquia São João Eudes, os padres de lá são eudistas, super espiritualizados e o nosso pároco é o Padre Luís Gabriel, maravilhoso!!!
Durante estes sete anos e meio o senhor nos ensinou muito em palavras, gestos e atitudes, foi um mestre! Quanta demonstração de ternura quando o senhor celebrava a Eucaristia assim que retornava de uma longa viagem, quando o senhor celebrava a Eucaristia mesmo adoentado, quando sentíamos seu amor por sua família, em especial à D. Tomásia, sua mãe.
O seu carinho, sua atenção, sua palavra, seu conforto e suas preces nos momentos difíceis dos membros desta comunidade são indeléveis; todo esse bem que nos fez serviram como alimentos espirituais e fortaleceram nosso ser. Conviver com o senhor foi para todos nós dádiva divina!
Imagino que foi por amor, por desejo de realizar, competência e sacrifício por nós e por sua missão sacerdotal que o senhor cumpriu uma cansativa rotina diária: cedo acordava, tarde dormia, orava, estudava, administrava, ensinava, celebrava, visitava, reunia-se, reunia-se, reunia-se, confessava; não faltava a compromissos religiosos assumidos amorosamente em comunidades extra muros da nossa paroquia além do que lhe foi confiada a formação dos seminaristas, entre eles, o Padre Cleriston, seu dileto ex-aluno que o sucederá. Tempo para descanso não havia!
Notável e admirável é sua habilidade e o jeito só do senhor em trazer e motivar os paroquianos envolvendo-os nas diversas atividades do seu bem-sucedido pastoreio.
Com o apoio das pastorais, serviços e movimentos da nossa paróquia, seu dinamismo deu muitos frutos. Permita me recordar alguns feitos e eventos: Escola de Espiritualidade São João Eudes, onde em encontros mensais contextualizados com o s tempos do ano litúrgico em 2008, 2009; as Noites de Espiritualidade Eudistas, na casa de Formação, onde aprendíamos sobre os escritos de São João Eudes; idealizou e realizou em novembro de 2012, o I Seminário à Serviço da Vida realizado na Câmara Municipal de Fortaleza, que contou com a participação de vários segmentos sociais da nossa área pastoral; promoveu a primeira, de várias Caminhadas paroquiais com o tema “JUVENTUDE COM FÉ”, em dezembro de 2012, no intuito de animar nossos jovens, Criou a Comissão Missionária Paroquial (COMIPA) dentro das diretrizes da plano pastoral “Igreja em estado Permanente de missão”; o Jornalzinho Ave Cor, com tiragem mensal elaborado pela pastoral de comunicação; tivemos a importante Visita Pastoral em 2013 quando as cinco comunidades pastorais se aproximaram e em união de esforços, maestria e singularidade os bispos auxiliares e do nosso Arcebispo Dom José Antônio foram muito bem recebidos durante os cinco dias de visita à nossa paróquia; foram dia e noites de pura animação, doação, espiritualidade, união e fraternidade; as visitas missionárias também foram um marco!
Ah, tempo bom, tempo Santo! Durante todo o ano, as festas dos padroeiros animavam as comunidades contando com apoio e presença das comunidades irmãs; os seminários e retiros para os jovens; os grupos de oração dos jovens, o dia de lazer das pastorais; implantação do Serviço Encontro de Casais com Cristo, o ECC, o qual tem o poder de restaurar as famílias; as procissões, a criação da pastoral dos condomínios; além das reformas estruturais e embelezamento de todas as capelas, a reforma e ampliação do centro comunitário; modernização dos equipamentos de som e mídia; aquisição da residência para os padres anexa à casa de formação, Ufa tantas realizações além de muitas outras não citadas...
Estamos cientes que é hora de retribuir todo o bem que nos proporcionou. Mais que um dever, temos a responsabilidade de nos darmos as mãos e juntos com o Padre Clériston, Padre Juan Carlos e Padre Jonhra oferecermos o melhor de nós no sentido de zelar e cuidar do legado que o senhor e seus antecessores edificaram e tornaram o que é hoje a Paróquia São João Eudes.
Vai Padre Luís Gabriel, suba no mais alto da montanha, e respire no amor de Deus aliviado! Descanse um pouco...o senhor cumpriu extraordinariamente seu sacerdócio entre nós. Olhe para as suas ovelhas! Estamos apascentadas, ensinadas e em busca da santidade! O senhor nos tornou melhores! Vá tranquilo!
Sentiremos saudades do seu sorriso, da sua fala, do seu andar apressado, firme, enfim, de sua presença iluminada!
Diz um poema:
Saudade tem rosto, nome e sobrenome
Saudade tem cheiro e tem gosto
Saudade é a vontade que não passa
É a ausência que incomoda
Saudade é a prova de que tudo valeu a pena!
Nós o amamos; seja feliz, Padre Luís Gabriel!
Rosabelle Braz Sidrim
25/07/2018