Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO BENZE SEU NOVO ÍCONE


A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Paróquia  São João Eudes , abençoou  o novo ícone de sua Padroeira, na missa  das 09 horas, deste domingo 26, celebrada pelo padre Gabriel.
Antes de benzê-lo, ele explicou   o simbolismo do  belo ícone, agora com a Virgem Maria no centro e ladeada por São João Eudes e São João Evangelista. A Capela e a Paróquia  estão confiadas  aos padres eudistas,  de São João  Eudes, ele  que é o  cantor do culto litúrgico  à Santíssima Virgem e por isso não deveria ficar longe de Maria.

E dessa forma o ícone, feito com folhas de ouro, expressa a sua realeza.  Procurou expressar duas peculiaridades: São João Eudes venerando a Virgem Maria, ela que é o mistério principal do ícone,  participando da Paixão de seu Filho ainda pequeno,  como  Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  e São João  Evangelista que no seu Evangelho, apresenta Maria de forma diferente dos demais Evangelhos.

 São João Eudes venerando a Virgem Maria,  pede a  ela que forme Jesus em seu coração. E  do outro lado, São João Apóstolo,  venerando  Maria ,  registra de maneira diferente   sua presença no mistério   da nossa Salvação .No inicio de seu Evangelho,  Maria aparece no primeiro milagre de Jesus,  e no seu final, ao pé da cruz recebe o testamento da Igreja, acolhendo a humanidade:  -Eis ai teu filho!  -  Eis ai a tua mãe!

 O Evangelho de São João foi tomado por São João Eudes na sua espiritualidade por que seus primeiros capítulos expressam o seu caráter batismal,  na iniciação cristã. A Paróquia  que está  confiada ao padres eudistas expressa,  no seu brasão,  Jesus e  Maria unidos num só  coração no centro do presbitério.  E mais dois outros emblemas:  O Pelicano, acima do sacrário, na tradição cristã é o único animal   que dá  sua  própria carne para alimentar seu filhos  morrendo por eles, como Jesus fez por nós . E  em frente ao altar,  o Cordeiro Pascal presente na simbologia do Novo Testamento no livro do Apocalipse, está de pé e ofereceu seu sangue para a nossa salvação.
No final da explicação padre Gabriel, agradeceu a todos que colaboraram para a confecção do ícone, pedindo  a todos  cuidado de não tocar nele para que ele possa se perpetuar na nossa Capela.


Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2017/11/capela-nossa-senhora-do-perpetuo.html

domingo, 19 de novembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES PROMOVE O I FESTIVAL" VEM SERVIR"


Com a coordenação de Toni e Thaise Carvalho, casal Palestra do ECC (Encontro de Casais com Cristo), a Paróquia São João Eudes realizou, na noite de ontem, 18 de novembro, na praça da Capela Santa Luzia, no bairro Jardim das Oliveiras, o I Festival Vem Servir, que teve por objetivo mostrar aos paroquianos as diversas pastorais relacionadas abaixo, em que eles podem engajar-se:

Juventude Missionária Eudista,  Crisma, Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral da Saúde, Batismo, Ministério de Música, ECC (Encontro de Casais com Cristo), Legião de Maria,  Pastoral dos condomínios, Pastoral da Palavra, das Crianças, Dizimo, MESC (Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão), Grupo de oração Nossa Senhora de Pentecostes, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Liturgia, Terço dos Homens e Coroinhas.


Todas essas pastorais instalaram barracas em Santa Luzia e escalaram os seus membros para dar explicações aos interessados em engajar-se em algum movimento ou pastoral, comentou Thaise Carvalho, uma das idealizadoras do evento, que levou um número significativo de pessoas interessadas à Praça de Santa Luzia, no bairro Jardim das Oliveiras. 

O QUE FOI 

Foi uma oportunidade de aproximar as pastorais da comunidade, de tornar os serviços e pastorais conhecidos e de despertar nos paroquianos o desejo de servir.


COMO FOI

O evento foi realizado em formato de feira, onde cada pastoral instalou seu "stand" de forma lúdica, criativa e alegre e mostrou à comunidade como é o trabalho, que materiais utilizam, qual a forma de atuação, enfim de um modo geral, apresentou a pastoral ou serviço à comunidade, no  folheto distribuído durante o encontro. 



sábado, 18 de novembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES PROMOVE ALMOÇO PARA OS MAIS CARENTES DE SUAS COMUNIDADES



Atendendo apelo formulado pelo papa Francisco, que instituiu o “Dia Mundial dos Pobres”, que acontecerá amanhã, dia 19 de novembro, a Paróquia São João Eudes, realizou, na manhã de hoje, na Capela Nossa Senhora da Libertação, um almoço para mais de uma centena de pessoas carentes de suas Comunidades, tendo à frente a Pastoral da Caridade, informou uma das organizadoras, Ana Maria Pinheiro, da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



O evento contou com a participação de todas as pastorais, que recebeu a ajuda de casas comerciais e restaurantes, como a Shopping Pizza, que preparou o almoço, e paroquianos, que ajudaram na organização da festa e ofereceram brindes, que foram sorteados aos presentes. A festa terminou por volta das 13 horas.

A manhã festiva foi aberta pelo pároco Luís Gabriel. Em seguida, o padre Juan Carlos fez uma oração e houve adoração ao Santíssimo. Depois, muito louvor, com o padre Juan Carlos cantando músicas católicas e foi iniciado o almoço e sorteio de brindes.