Páginas

domingo, 24 de setembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES ACOLHE A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA



Foi iniciada nesta manhã, com uma procissão, que teve  a participação de representações de todos os grupos, pastorais e movimentos, e Missa, às 8 horas, celebrada pelo padre Luís Gabriel, na Capela de Santa Luzia, no bairro Jardim das Oliveiras, a acolhida da Imagem de Nossa Senhora Aparecida pela Paróquia São João Eudes, em comemoração aos 300 anos de seu encontro no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

A imagem de Nossa Senhora Aparecida ficará na Capela de Santa Luzia até o dia 2 de outubro, quando retornará em procissão, às 18h30m,  para a sua  Capela, com todos rezando o terço mariano que será conduzido pelo movimento “Terço dos Homens”, da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Chegando lá haverá uma celebração eucarística, abrindo os festejos em honra a Nossa Senhora Aparecida.


Amanhã, dia 25 de setembro, a partir das 19 horas, haverá a reza do terço, com a coordenação da Pastoral Familiar. Dia 26, terça-feira, os Jovens comandarão no Terço. Já no dia 27, além do Terço Mariano, estão programadas Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa, a partir das 18 horas, sob a responsabilidade da pastoral Litúrgica e Ministério de canto. Dia 28, Terço das Famílias, programado para as 19 horas, coordenado pelo Terço dos Homens e Legião de Maria. Dia 29, Missa de envio dos crismando, com início previsto para às 18h30m, com a coordenação das pastorais da Crisma e da Liturgia e Ministério de Música. Dia 30, rezando o Santo terço, oração a Nossa Senhora Aparecida e orando com Maria o Magnificat, das 9 às 10 horas da manhã, tendo à frente o MESC (Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão). Dia 1º de outubro, Missas às 8, 10 e 17 horas, com a participação do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e no dia 2, às 18h30m, procissão de retorno da imagem saindo da igreja de Santa Luzia, para a capela de Nossa Senhora Aparecida.


sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ENCERRADO MAIS UM CURSO DE MARIOLOGIA NA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES


Contando quase uma centena de participantes fiéis católicos – a maioria paroquiana – em especial, os devotos de Nossa Senhora, a Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, promoveu de 12 até ontem, dia 14 de setembro, mais uma edição do curso de Mariologia,  que teve como tema: " Maria, uma mulher orante que engrandece o nome de Deus" e tendo como base de estudo o Canto do Magnificat. 

 Este curso fez  parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo e dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

 O curso ministrado pelo padre Johnja Lopez, foi  aberto  e encerrado  na noite passada pelo pároco Luís Gabriel Mendoza.

 Assim como na primeira etapa, as palestras agradaram aos participantes, que esperam que a Paróquia dê prosseguimento aos ensinamentos sobre Maria, realizando mais outros cursos.


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES PROMOVE AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO JARDIM DAS OLIVEIRAS



Cerca de uma centena de pessoas da 3ª idade participou de uma ação social em prol dos idosos e enfermos, promovida pela Paróquia São João Eudes, na Capela Santa Luzia, no bairro Jardim das Oliveiras.

O evento começou com uma missa celebrada pelo padre Luís Gabriel, às 8h30min, que fez uma homilia voltada para a experiência dos idosos, que passam essa experiência e os seus conhecimentos para os mais jovens da família, na qual eles são importantes. “ Vocês representam a memória viva e rica de suas famílias”, comentou o padre Luís Gabriel, se dirigindo aos idosos presentes.

PALESTRAS


Depois da celebração eucarística, os idosos ouviram uma palestra sobre o Mal do Alzheimer, proferida por Daniela Arruda, da Associação Brasileira de Alzheimer, que deu a conhecer a todos o que é a doença, que é conhecida pelo nome do seu descobridor.
Ela explicou ainda que a doença é comemorada no mundo inteiro no mês de setembro, em especial no dia 21 de setembro, dia em que a Universidade Christus, promoverá uma festa e revelou ainda que nos dias 29 e 30, no Lar São Vicente de Paulo, será realizado um curso sobre Alzheimer.

Logo em seguida, os idosos ouviram outra rápida explicação sobre demência, com uma exposição feita pela geriatra Eugênia Guimarães, que começou dizendo que se trata de uma doença, que está afetando a 50 milhões de pessoas no mundo inteiro e que temos que nos manter ativos para nos prevenir desta doença.

LANCHE

Depois das palestras os idosos foram convidados a participarem de um lanche,  com bolos, sanduíches,  e mais sucos e refrigerantes, que foram servidos por jovens e as coordenadoras e coordenadores do evento.

Além disso, foram distribuídos brindes e cestas básicas e tiveram a pressão aferida e feito testes de glicemia  pelas jovens Chiara Rodrigues, Caroline Vasconcelos, Rebeca Saraiva, Fátima Sughita e Márcia Real, do Hospital São Carlos.  




COBERTURA

A Ação Social em prol dos idosos e enfermos teve a cobertura da TV Diário, que entrevistou o pároco de São João Eudes, padre Luiz Gabriel, que explicou os motivos não só da festa como também sobre a parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer. Essa festa realizou-se no ano passado e devido a sua boa aceitação foi repetida nesta manhã, do dia 9 de setembro. 



sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CATÓLICOS REZAM PELA SITUAÇÃO DO BRASIL




Atendendo ao apelo da CNBB, a Paróquia São João  Eudes realizou nesta tarde, na Capela  Menino Deus (Matriz)   um momento de oração e súplica diante de Jesus Sacramentado por causa  da  difícil situação de corrupção,  roubos,  insegurança e violência que atravessa nosso país.

Às 16 horas   foi iniciada a oração do Rosário, onde a Legião de Maria, o MESC, os Associados  com a Juventude Missionária Eudista  e o Terço dos Homens rezaram os 4 terços do Rosário, com várias intenções intercedendo por todos os brasileiros  atingidos por esta crise que lhes tira   seus direitos fundamentais à justiça, a saúde, ao emprego  e a educação impedindo-lhe de terem uma vida digna  e honrada e atendidas suas necessidades básicas.


O desejo de todos os que participaram desta oração do Rosário que foi encerrada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco Luiz Gabriel, é o mesmo que a CNBB pede ao governo brasileiro:  “ que a política esteja ,  de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não de interesses pessoais, partidários e de grupos.