Facebook da Paróquia

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Padre Jonhja chega em nossa Paróquia

No dia 20 de setembro tivemos a alegria de receber em nosso meio padre Jonhja Lopes, que veio para assumir a função como responsável da formação dos seminaristas Eudistas da Congregação de Jesus e Maria em Fortaleza-CE. Padre Jonhja é colombiano e anteriormente estava na função de secretário provincial, onde residia no seminário de Valmaria em Bogotá.

A comunidade de fortaleza se alegra nesta nova fase da congregação no Brasil, com a missão de levar a todos os corações o carisma da família Eudista através de seus trabalhos de formação e evangelização.

Texto de  Vanderson  Barbosa

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Convite: Encontro Despertar Vocacional


Comunidade Santa Luzia, recebe Sacramento do Crisma

(Foto: José Carlos)

Por: Mattheus Rodrigues

Após um ano sem ter a solenidade do Crisma nas comunidades da Paróquia São João Eudes, obteve retorno neste mês de setembro, primeiro acontecendo na Matriz Menino Deus, onde 46 pessoas confirmaram o "sim" com à Igreja Católica Apostólica Romana. Já no sábado, 19, foi a vez da comunidade Santa Luzia, que contou com 54 crismados, em tom de alegria e reflexão.

A solenidade do último sábado, 19, presidida pelo Dom Rosalvo (Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza) teve ainda a coo-celebração do Pároco Luis Gabriel Mendoza. cjm, Vigário Juan Carlos e Diácono Carlos (Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza).

Ao todo, são 100 pessoas que se crismaram neste ano na Paróquia São João Eudes, posto que confirmaram seu "sim" e renovaram o batismo e a fé diante à Igreja Católica.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

46 pessoas recebem o sacramento do Crisma na Igreja Matriz.


A Matriz Menino Deus realizou domingo, 13, o sacramento do Crisma, em missa solene presidida pelo Pároco da Paróquia São João Eudes, Pe. Luis Gabriel Mendoza, cjm, Dom José Antonio Tosi Marques (Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza), Vigário Juan Carlos e Diácono Carlos.


A solenidade ocorrida às 19 horas na Igreja Matriz, firmou 46 (quarenta e seis), pessoas, sendo 14 (quatorze) com idade avançada, o compromisso com a igreja católico apostólica romana e a renovação do Batismo, em via a 7 (sete) dons do espirito santo; Fortaleza, Sabedoria, Ciência, Conselho, Entendimento, Piedade e Temor de Deus.

Reportagem de Matheus Rodrigues
Fotos de Guilherme Araújo

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Você sabe porque setembro é o Mês da Bíblia?



O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir.



Fonte: http://blog.cancaonova.com/cuiaba/mes-da-biblia/

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Superior Geral dos Eudistas em Fortaleza

A Comunidade Eudista, em Fortaleza-CE, recebe de 28 de agosto a 02 de setembro, o Padre Camilo Bernal cjm, superior geral da Congregação de Jesus e Maria (Padres Eudistas), fundada em 1643. Sucessor de São João Eudes, Pe Camilo é o primeiro latino-mericano a ocupar o cargo de Superior Geral da Congregação. Ele veio para ser o pregador de Retiro na Comunidade Face de Cristo, bem como para visitar padres, seminaristas, associados, juvetude, amigos eudistas e todos os paroquianos de São João Eudes de Fortaleza. A Comunidade Anuncia-me também recebeu o superior geral eudista. Assim, todos agradecem ao Pe Camilo por suas celebrações, visitas e, em especial, por sua expressão de amor e disponibilidade em comunicar a palavra de Deus em todas as ocasiões. Obrigado Pe Camilo! Que os corações de Jesus e Maria viva e reine em seu coração!


Texto de Cleriston Mendens
Credito da foto: Guilherme Araujo