Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES INICIA O ANO DA MISERICÓRDIA



Com celebrações  nas capelas Divina Misericórdia e Nossa Senhora da Libertação, ontem, sábado, dia 19, e hoje, em Santa Luzia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Menino Deus (Igreja Matriz) a Paróquia São João Eudes dá  início ao Ano de Misericórdia. Nesta manhã, o pároco Luís Gabriel celebrou uma missa na Capela de Santa Luzia, com o Ato Penitencial sendo substituído pelo Rito da Aspersão, com o presidente da celebração, depois da procissão de abertura, suplica a Deus que digne abençoar a água, que foi aspergida "sobre nós para memória do nosso batismo. Ela é a invocação da misericórdia e salvação  em virtude da ressurreição de Jesus Cristo”.


Depois de aspergir a assembleia, o padre Luís Gabriel voltou para o presbitério e ficou esperando o Banner,Capela da Divina Misericórdia, bandeira e crianças com flores, vela e missionários. Na oportunidade, o presidente da celebração abençoou a Capela, que percorrerá residências da Paróquia, durante o Ano da Misericórdia. As primeiras a serem visitadas tiveram os seus proprietários também abençoados. São eles, Bruno Moreira, José Carlos de Sousa Silva, José Washington Nobre e Márcio Batista.



Naquele momento, o padre Luís Gabriel chamou três crianças, que colocaram flores (três buquês) e velas num suporte que sustentava a Capela da Divina Misericórdia e o Ministério de Música passou a cantar o hino da Misericórdia.



MESMO RITUAL


O mesmo ritual, segundo o padre Luís Gabriel foi realizado nas capelas da Divina Misericórdia e Nossa Senhora da Libertação, na tarde-noite de ontem e acontecerá nas capelas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Menino Deus (Igreja Matriz) nesta tarde-noite.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

CONCERTO DE NATAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES



Com uma celebração eucarística presidida pelo  pároco Luís Gabriel, a Paróquia São João Eudes realizou, na noite passada, um concerto natalino que constou de apresentações da Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz e o Coral Canto Livre, da Associação Tapera das Artes, formados por jovens e crianças do vizinho município; coral Arautos do Evangelho, sob a regência do irmão Geraldo e do cantor Paulo José, que interpretou dez músicas natalinas e católicas, que foram acompanhadas pelos paroquianos, que lotaram as dependências da Capela Santa Luzia, que está completando 100 anos.


A Associação Tapera das Artes, uma organização não governamental de arte e cultura, de Aquiraz, tinha na coordenação à ex-prefeita de Aquiraz, Ritelza Cabral, participou da noite com uma orquestra e um coral formado por jovens e crianças, que fizeram uma apresentação que agradou aos paroquianos e os organizadores do evento, que agradeceram, através de Lúcia de Fátima, as exibições.



Outra bonita exibição foi a do coral Arautos do Evangelho, com o irmão Geraldo à frente. Eles cantaram cinco músicas, como Esplendorosa Noite, Adeste Fideles, Noite Feliz em português e alemão, terminando com Gloria in Excelsis Deo.


Finalmente, a apresentação do cantor Paulo José, dono de uma voz que encantou a todos e que em alguns momentos se empolgaram tanto com o músico, que ficaram de pé, como aconteceu com a música Feliz Natividade e em outros momentos com a dupla que o acompanha em suas apresentações.

Na realidade foi uma noite muito bonita e que segundo o padre Luís Gabriel “vamos repeti-la todos os anos”. 





quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANTA LUZIA NO JARDIM DAS OLIVEIRAS



Com uma procissão, que percorreu as ruas Antônio Rocha, Amador Bueno, Desembargador Carvalho Lima,  Padre Francisco Pita, Faustino de Albuquerque, Feliciano de Ataíde, Senador Carlos Jereissati, Ademar de Barros e mais uma vez Faustino de Albuquerque e Antônio Rocha, do bairro Jardim das Oliveiras e, logo em seguida, uma missa campal celebrada pelo padre Luís Gabriel, pároco de São João Eudes, ficaram encerrados, no último dia 13 de dezembro, os festejos em honra a Santa Luzia.




As novenas foram bem animadas, bem como as celebrações, que  lotaram as dependências da Capela Santa Luzia, com   a participação dos fiéis católicos, especialmente os devotos da padroeira do bairro Jardim das Oliveiras.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

DOM JOSÉ ANTONIO ABRE A PORTA SANTA DA CATEDRAL DE FORTALEZA



Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, abriu, na manhã deste domingo, dia 13 de dezembro de 2015, 3º Domingo do Advento, a Porta Santa da Catedral, no Centro da Capital cearense, com cerca de 10 mil  fiéis católicos presentes, de acordo com os cálculos do padre Gilson Soares, pároco do Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo. Foram pessoas vindas do Interior do Estado, de bairros, em grupos formados por suas paróquias.

A solenidade teve início às 10 horas, na Igreja do Pequeno Grande, na Avenida Santos Dumont, 55, no Centro, de onde saiu a procissão para a Catedral, passando pelas ruas 25 de Março, entrando na Rua Costa Barros até a Rua Conde D’eu. Uma multidão incalculável esperava a procissão, que era coordenada por dom José Antonio, que se deparou com obstáculos para chegar à Porta Santa. Ele teve que esperar um pouco e, claro, os fiéis também, porque a pessoa que estava com a chave da porta encontrou dificuldades para se aproximar do arcebispo, devido a grande aglomeração.
Numa solenidade muito rápida, o arcebispo fez uma oração e abriu a porta e todos entraram apressadamente para “pegar” um bom lugar e foi iniciada a celebração eucarística de abertura do Ano Santo, aberto no último dia 8 pelo Papa  Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. Primeiramente, em Bagui, Capital da República Centro Africana, no dia 29 de novembro e hoje, na Porta Santa da Catedral de Roma, a Basílica São João de Latrão.


A celebração eucarística desta manhã na Catedral foi presidida por dom José Antonio e concelebrada por dom Rosalvo, bispo auxiliar de Fortaleza pelos bispos eméritos da Capital, dom Adalberto e dom Edmilson, de Limoeiro do Norte e cerca de uma centena de padres. Estiveram presentes ainda mais de cem seminaristas e um bom número de diáconos permanentes. 
Atualização: dia 14.12.2015, às 12h21min

COM PROCISSÃO E MISSA FICAM ENCERRADOS OS FESTEJOS EM HONRA A SANTA LUZIA


Com uma a procissão, que percorrerá várias ruas do bairro Jardim das Oliveiras e uma missa, na sua Capela, que será celebrada pelo pároco de São João Eudes, padre Luís Gabriel, ficam encerrados na noite de hoje, domingo, dia 13 de dezembro de 2015, os festejos em honra a Santa Luzia.


A programação de hoje foi iniciada com uma celebração eucarística às 6 horas e tem uma outra missa às 9 horas, finalizando com outra na tarde noite deste domingo.

ONTEM

O novenário de Santa Luzia ficou encerrado na noite de ontem, com a reza do Terço, Adoração ao Santíssimo e uma missa celebrada pelo padre Sávio, da Área Pastoral Nossa Senhora da Assunção. A Capela Santa Luzia, que está completando 100 anos, estava com suas dependências completamente tomadas por fiéis católicos, a sua grande maioria por devotos da “protetora dos olhos”.



No final, os participantes da celebração se deslocaram para a parte lateral esquerda da Capela para um encontro social, onde degustaram comidas típicas e ficaram bastante tempo ouvindo chorinhos tocados pelo grupo denominado de “Noites Cariocas”, que agradou a todos.