Páginas

domingo, 23 de agosto de 2015

JOVENS APOIAM O II FESTIVAL VOCACIONAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES




Com a participação de jovens de inúmeras paróquias e de seus paroquianos, a Paróquia São João Eudes realizou na noite deste sábado, dia 22 de agosto, a II edição do Festival Juvenil Vocacional, que recebeu o apoio de entidades e movimentos católicos, como a Comunidade Anuncia-me, Fundação Terra, Grupo Missão, Redentoristas, Toca de Assis, Irmãs da Purificação, Congregação de Jesus e Maria, Piamartinos, Regina Pacis, Novos Horizontes, Casa do Menor e Encontro de Casais com Cristo. Todos montaram estandes na Praça da Capela Santa Luzia, localizada à Rua Antônio Rocha, 555, no bairro Jardim das Oliveiras.


APRESENTAÇÕES

O II Festival Juvenil Vocacional contou com a presença de cantores e bandas  como a das crianças da Casa do Menor, da Banda Totus Tus, Regina Pacis, Grupo Missão e o cantor Bruno Camurati, realizaram  shows mas a noite ficou encerrada com uma adoração ao Santíssimo, por volta das 22 horas, coordenada pelo padre Juan Carlos. A programação foi iniciada com uma celebração eucarística, presidida pelo padre Luís Gabriel e concelebrada pelo padre Juan Carlos.


EXPOSIÇÃO

Todas as entidades que apoiaram o evento montaram estandes para propagarem os seus carismas, distribuindo folderes e divulgando os seus produtos. Lá estavam ainda o ECC (Encontro de Casais com Cristo), propagando o que faz a Pastoral da Família. O Terço dos Homens também montou a sua barraca.  Este movimento realiza todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas, suas reuniões e a reza do terço na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fica no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi.



sábado, 22 de agosto de 2015

ENCERRADA A FESTA EM HONRA A SÃO JOÃO EUDES


Ficaram encerrados, na última quarta-feira, dia 19 de agosto, os festejos em honra a São João Eudes, com procissão, que percorreu as ruas Jaime Leonel, Thompson Bulcão, Reverendo Bolivar Pinto Bandeira, Doralice Costa e voltou pela rua Jaime Leonel, com orientação dos agentes de trânsito da Autarquia Municipal, e uma celebração eucaristica, presidida por dom José Luis Vasconcelos, novo  bispo de Sobral e ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, que no final da missa agradeceu a homenagem que lhe foi prestada pela Paróquia.

Na sua homília, dom Vasconcelos fez um histórico da vida de São João Eudes, que “tinha um amor muito grande por Jesus e por sua mãe, Maria”. E agradeceu a presença de todos, começando pelo padre Luís Gabriel, e em seguida ao padre Juan Carlos e ao monsenhor Idelfonso, que concelebraram. O presidente da celebração deu a bênção final com um relíquia do padroeiro.

PRESENTE

O padre Luís Gabriel aproveitou a oportunidade para retribuir o agradecimento presenteando Dom José Luís com um ícone, numa moldura, de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, entregue por duas paroquianas da Capela que faz parte da Paróquia de São João Eudes. O que deixou Dom Vasconcelos muito feliz.

SAUDAÇÃO

Representando o Conselho Pastoral Paroquial, a paroquiana Rosabele, fez uma saudação a Dom Vasconcelos, dizendo:

Querido, Dom Vasconcelos, estamos muito honrados e alegres com a sua presença, hoje, 19 de agosto, dia do nosso Santo Padroeiro São João Eudes. Vossa Reverendíssima tem estado sempre conosco nos momentos mais significativos do calendário de nossa Paróquia. Por isso, nossa imensa gratidão ao senhor, zeloso e amoroso pastor. Neste momento também queremos nos congratular com a sua nomeação, pelo Papa Francisco, em 8 de julho passado, Bispo da Diocese de Sobral. Parabéns, Dom Vasconcelos!

Desejamos que o senhor desenvolva um profícuo trabalho, a partir do dia 29 de agosto de 2015, quando assumirá a Diocese de Sobral. Diocese esta composta de 39 paróquias, cinco áreas pastorais organizadas, quatro regiões episcopais:  a da sede, a da região de Araras, a do Vale do Acaraú e a do Vale do Coreaú, o senhor guiará e conduzirá 65 padres e contribuirá para a salvação em Cristo de 754.328 irmãos.

Vai Dom Vasconcelos, vai rezar com esse povo sofredor do sertão cearense, vai guiá-los em suas conquistas sociais, ajuda-os a crescer em sua espiritualidade, em sua dignidade. Viva intensamente vossa missão episcopal a si confiada, missão de santificar, de ensinar e governar sua diocese. Certos estamos que avançará na caminhada iniciada há 100 anos por Dom José Tupinambá da Frota, Dom João José da Mota Albuquerque, Dom Walfrido Teixeira, Dom Aldo Pagotto, Dom Antônio Fernando Saburido e Dom Odelir Magri, seu antecessor .

Vai Dom José Luís Gomes de Vasconcelos, vai “apascentar as ovelhas de Cristo, elas estão à vossa espera!

Ao senhor, as nossas orações, respeito, admiração e saudade!
Fortaleza, 19 de agosto de 2015
Comunidades da Paróquia São João Eudes.
 

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

São João Eudes


O santo deste dia foi definido por São Pio X como “autor, pai, doutor, apóstolo, promotor e propagandista da devoção litúrgica aos sagrados Corações de Jesus e Maria”. São João Eudes nasceu na Normandia, em 1601, num tempo em que o século XVII estava sendo marcado pelo jansenismo, quietismo e filosofismo.Ao viver numa família religiosa, João estranhou quando externando seu desejo de consagrar-se a Deus encontrou barreiras com o seu pai, que não foram maiores do que o chamado do Senhor, por isto com 24 anos estava sendo ordenado Sacerdote. Homem de Deus, soube colher e promover os frutos do Espírito para a época, tanto assim que foi importantíssimo para a renovação e formação do Clero, evangelização das massas rurais e difusão da espiritualidade centrada nos Corações de Jesus e de Maria, a qual venceu com o amor afetivo de Deus as friezas e tentações da época.
São João Eudes com suas inúmeras missões e escritos influenciou fortemente todo o seu país e o mundo cristão. Depois de fundar a Congregação de Jesus e Maria (Eudistas), ao lado do ramo feminino chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, São João Eudes entrou no Céu em 1680 e foi canonizado em 1925.
São João Eudes, rogai por nós!


Fonte: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-joao-eudes/

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

VICE-REITOR DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO NOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO EUDES


Com uma celebração presidida pelo padre Vicente Oliveira, vice-reitor do Seminário Propedêutico e juiz auditor do Tribunal Eclesiástico, tiveram prosseguimento, nesta manhã, os festejos em honra a São João Eudes, que deu o nome à Paróquia do bairro Luciano Cavalcante, onde está localizada a sede da Câmara Municipal de Fortaleza.


Antes da missa estavam programados o novenário e adoração ao Santíssimo Sacramento, como vem acontecendo desde o dia 10 e prosseguirá até o dia 19, quando será comemorado o dia do padroeiro da Paróquia.
Na celebração desta manhã, o padre Vicente Oliveira foi auxiliado pelos sacerdotes Luís Gabriel e Juan Carlos, respectivamente pároco e vigário. Na sua homília ele enalteceu Maria, mãe de Jesus Cristo e também a São João Eudes, que nas suas orações “sempre se lembrou de Jesus e Maria”. Vale ressaltar que a congregação dos padres eudistas recebeu o nome de “Congregação Jesus e Maria”.


AGRADECIMENTO

No final da celebração, o padre Luís Gabriel agradeceu aos participantes da missa e ao padre Vicente Oliveira e pediu a todos para que rezassem pelo presidente da celebração.
Em seguida, foi servido um café na área de reuniões para os fiéis. Antes foi realizado um sorteio de alguns brindes doados por empresas e pessoas que estão colaborando com os festejos.

ONTEM

Na noite de ontem, o padre Juan Carlos coordenou o novenário, a adoração ao Santíssimo Sacramento e presidiu a missa. Em seguida, ao ar livre, houve um momento de confraternização, com a participação dos que se fizeram presentes a festa.     





sexta-feira, 14 de agosto de 2015

II Festival Juvenil Vocacional acontece sábado, dia 22 de agosto na Igreja Santa Luzia.



Por: Mattheus Rodrigues, repórter

A Pastoral Vocacional Eudista, com promoção da Paróquia São João Eudes, realiza sábado, 22 de agosto, a segunda edição do Festival Juvenil Vocacional. O evento acontecerá na Igreja Santa Luzia, localizada na rua Antonio Rocha, 555, no bairro Jardim das Oliveiras, Fortaleza, Ceará. 

ÔNIBUS DISPONÍVEIS AO EVENTO 
                       
No Terminal do Papicu, existem duas linhas que passam no local do evento: 
  • 825 - Cidades dos Funcionários/Papicu/Jardim das Oliveiras
  • 021 - Luciano Cavalcante/Jardim das Oliveiras
Além também das duas linhas que ficam no Centro da cidade de Fortaleza, 
  • 625 - Parque Manibura/Borges de Melo
  • 022 - Jardim das Oliveiras/Centro
Obs: Ambos dos transportes urbanos param no mesmo ponto de ônibus, ficando ao lado do evento.

PROGRAMAÇÃO
17h00 - Santa Missa
18h30 - Apresentação das crianças da casa do menor
18h50 - Banda Totus Tus
19h30 - Testemunho Vocacional
19h40 - Banda Regina Pacis
20h25 - Testemunho Vocacional
20h35 - Apresentação Grupo Missão
20h55 - Testemunho Vocacional
21h10 - Cantor Bruno Camurati
22h00 - Adoração ao Santíssimo
23h00 - Encerramento

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ABERTOS OS FESTEJOS EM HONRA A SÃO JOÃO EUDES


Com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, reza do terço, novena e uma concelebração presidida pelo padre Cristiano Henrique, e a participação dos sacerdotes Luís Gabriel (pároco), Juan Carlos (vigário) e Eliseu, foram abertos na noite passada os festejos em honra a São João Eudes, que contaram com a presença de  um grande número de fiéis católicos e devoto do santo, que chegaram a lotar a Igreja (Matriz) do Menino Deus, no bairro Luciano Cavalcante, nas proximidades da Câmara Municipal de Fortaleza.


A festa foi iniciada com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, reza do terço, coordenada pelo movimento “Terço dos Homens”, E que tem tem à frente  Melquiades, da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, próxima ao Iguatemi. A novena foi conduzida pelo padre Luís Gabriel,com o padre Cristiano presidindo a missa.



DESPEDIDAS

Na sua homília, o padre Cristiano Henrique bateu na tecla do amor de Jesus Cristo “para conosco”. E aproveitou para citar a I Carta de São João, quando ele diz que “Deus é amor”. E Jesus Cristo nos amou tanto que “deu a vida por nós”.


No final da celebração, o pároco Luís Gabriel aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos, aos padres que participaram da concelebração, de maneira especial o padre Cristiano Henrique, que está se transferido para a Diocese de Limoeiro do Norte, especialmente para a cidade de Jaguaruana, que tem 72 comunidades.

Os festejos terão prosseguimento nesta noite com Adoração ao Santíssimo, reza do terço, novena e missa, celebrada pelo Monsenhor Idelfonso.


Atualização: 11h24

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Programação da Semana da Família


  • 03/08 – Segunda: Terço das Famílias – 19h Capela N.S. Perpetuo Socorro.

  •  04/08 – Assembleia Familiar pelas famílias nas diversas comunidades 19h.

  •  05/08 – Momento da Família – Pastoral Familiar e ECC – 20h Capela da Divina Misericórdia.

  •  06/08 – Adoração e Celebração Eucarística pelas famílias 18:30h - Igreja Menino Deus.

  •  07/08 – Ato penitencial – Adoração e liturgia penitencial 19h nas Capelas Santa Luzia, Menino Deus e N.S. Perpetuo Socorro.

  •  08/08 – Encerramento da Semana da Família – Celebração Eucarística nas Capelas de N.S. Libertação e Divina Misericórdia

  •  09/08 – Encerramento da Semana da Família – Celebração Eucarística nas Capelas de Menino Deus, N.S. Perpetuo Socorro e Santa Luzia.


-> As famílias devem pegar roteiro na mesa do dízimo.

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES PROMOVE SEMANA DA FAMÍLIA

A Semana da Família começa, hoje, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que pertence à Paróquia São João Eudes, com o terço, que terá a coordenação do “Terço dos Homens”, como faz toda a primeira segunda-feira do mês. Já para a próxima terça-feira, dia 4, haverá a celebração em família da Assembleia.

De acordo com a programação será celebrada na quarta-feira uma missa, mas antes será rezada a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; adoração ao Santíssimo, mas na Igreja Matriz, nas proximidades da Câmara Municipal de Fortaleza.

Na próxima sexta-feira, a missa na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passa da noite para às 7 horas, da manhã, ficando para a noite daquele dia um ato penitencial de preparação aos festejos em honra a São João Eudes, cujo novenário acontecerá de 10 a 19 de agosto.


Para o próximo domingo, depois da missa às 9 horas, para fechar a semana da família, um café partilhado, comemorando o “Dia dos Pais”. 

AS DESPEDIDAS DO PADRE AMADO, TRANSFERIDO PARA SALVADOR



Com um jantar-adesão, Associados e amigos dos Eudistas e paroquianos de São João Eudes, se despediram do padre Amado Vanegas, superior geral dos padres Eudistas no Brasil, transferido que foi para Salvador, onde também exercerá as funções de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que tem como pároco o padre cearense Marcos Studart. Como Padre formador de vocações eudistas e responsável pelos Associados Eudistas  aqui em Fortaleza, Padre Amado irá em Salvador desenvolver, também, um trabalho para despertar vocações eudistas e organizar os associados e amigos dos eudistas naquela capital.  


O padre Amado revelou aos mais próximos dele que “é uma experiência nova”, porque a sua vida como religioso foi sempre a de ensinar e formar sacerdotes, o que vai dar prosseguimento, em Salvador. 

Foi uma festa muito bonita, que contou com a presença de um número significativo de paroquianos,  associados e amigos dos padres eudistas. Todos queriam passar mais tempo conversando com o padre Amado, que é muito querido pelos paroquianos, que tem um carinho muito especial por ele, mas era muita gente e ele  teve que se desdobrar no atendimento aos que compareceram ao jantar-adesão.


MISSA
A despedida começou com uma celebração eucarística na Capela da Casa de Formação, presidida pelo homenageado e que contou ainda com a colaboração dos padres Luís Gabriel e Juan Carlos, respectivamente pároco e vigário da Paróquia São João Eudes.


No final da celebração, o padre Luís Gabriel traçou o perfil do padre Amado, que viaja amanhã, segunda-feira, 03 de agosto, para Salvador. Ana Maria, que coordena o grupo de Associados e Amigos dos Padres Eudistas fazendo o agradecimento ao homenageado "pelo muito que ele fez para a Paróquia".


SUPERIOR -  Com a ida do Padre Amado para a Bahia,  o padre Luís Gabriel, além de pároco, será o superior dos Eudistas em Fortaleza e o padre Amado continuará como superior geral no Brasil, residindo em Salvador.