Páginas
▼
terça-feira, 30 de junho de 2015
COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Com uma concelebração presidida pelo padre Luís Gabriel e a participação do padre José Manoel de Andrade, do movimento “Arautos do Evangelho” foi realizada, no último sábado, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, em Fortaleza, a coroação de Nossa Senhora, realizada depois de uma procissão, dentro do encerramento da festa da padroeira.
Como tradicionalmente acontece, houve a participação de anjos (meninas e meninos), com uma delas entrando na Capela com uma coroa que foi entregue ao padre José Manoel, que coroou Nossa Senhora, com os presentes batendo calorosas palmas.
Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2015/06/coroacao-de-nossa-senhora-do-perpetuo.html
FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO ENCERRA COM PROCISSÃO E MISSA
Os festejos em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficaram encerrados, no último sábado, dia 27, a partir das 18h30, com uma procissão, que percorreu às ruas Albert Sabin, Café Neto, Maria Holanda, Cláudio Manuel Dias Leite e Jacinto Botelho e uma missa concelebrada pelos padres José Manoel de Andrade, dos “Arautos do Evangelho” e Luís Gabriel, pároco de São João Eudes.
A celebração aconteceu na Capela da padroeira, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi e contou com a presença de um número significativo de fiéis católicas, especialmente devotos de Nossa Senhora, o mesmo ocorrendo com a procissão, que contou com a colaboração dos agentes de trânsito da AMC.
JANELAS
Por onde a procissão passava, os moradores de casas e de condomínios abriam suas portas e janelas para verem a passagem da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante todo o percurso foi rezado o terço, puxado pelos membros do movimento “Terço dos Homens”, tendo à frente o coordenador Melquiades.
ENCERRADO O TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Ficou encerrado, na noite passada, com uma concelebração, que contou com a participação dos padres Luís Gabriel e Juan Carlos e presidida pelo padre Cristiano Henrique, o tríduo em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja Capela, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, em Fortaleza, recebeu um número significativo de fiéis católicos e devotos .
Como aconteceu nos três dias, houve exposição do Santíssimo Sacramento, em seguida reza do terço e missa celebrada pelo padre Cristiano, que depois de sua homília foi dado Sacramento da Unção dos Enfermos aos idosos e doentes, mas também aos mais jovens.
FESTA
Os festejos em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficarão encerrados hoje, com uma procissão, às 18h30 e às 19 horas missa, tendo como convidados “Os Arautos do Evangelho” e a Igreja Matriz (Capela Menino Deus). Durante a celebração eucarística, haverá coroação de Nossa Senhora. Amanhã, domingo, dia 28, como parte dos festejos juninos, depois da última missa, apresentação da quadrilha infantil do Zé Testinha.
sexta-feira, 26 de junho de 2015
ABERTO O TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Paróquia São João Eudes abriu,em Fortaleza, na noite de ontem, o tríduo em homenagem a sua padroeira, cuja festa será no próximo sábado, dia 27. Ontem, o primeiro dia do tríduo, começou às 18h30, com a exposição do Santíssimo Sacramento. Depois a reza do terço e a oração do 1 dia. Às 19h30, o pároco padre Gabriel encerrou o primeiro dia com a bênção do SS e a celebração eucarística, com a participação da comunidades convidados, que foram Nossa Senhora da Libertação e Divina Misericórdia. Após a celebração da missa o padre Luís Gabriel hasteou a bandeira de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e os fiéis participaram de um convívio com típicas, bolos e refrigerantes.
Hoje serão pastorais da própria capela que participarão do 2º dia, que já foi iniciado, às 18h30, com adoração e terço e a oração do segundo dia e terá prosseguimento com uma Missa, às 19h30. No terceiro dia, no mesmo horário encerrando o tríduo, a Capela de Santa Luzia e a pastoral dos jovens. Durante a missa será administrado o Sacramento da Unção dos Enfermos para os doentes e idosos.
Dia 27, sábado, data da festa, haverá uma procissão às 18h30, percorrendo algumas ruas do bairro Guararapes e às 19 horas a missa de encerramento dos festejos. Os convidados são “Os Arautos do Evangelho” e a Igreja Menino Deus (Igreja Matriz). E no domingo, depois da última missa, uma apresentação da quadrilha infantil do Zé Testinha, que sempre nos visita com sua alegria, nestes tempos de festas juninas.
terça-feira, 23 de junho de 2015
A 1ª COMUNHÃO DE DOZE MENINAS
Com uma celebração eucarística presidida pelo padre Cristiano Henrique, doze meninas, entre 10 e 12 anos, fizeram a 1ª Comunhão na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, pertencente a Paróquia São João Eudes
A Capela ficou com suas dependências tomadas pelos familiares e amigos das doze crianças, que se mostravam felizes por receberem, pela primeira vez a Santa Eucaristia e os seus pais foram aconselhados a darem continuidade ao trabalho de catequese das catequistas Regina Marques, Socorro Cunha Frota e Josele Sampaio, que preparam as meninas durante um ano e dois meses.
quarta-feira, 10 de junho de 2015
terça-feira, 9 de junho de 2015
PAROQUIANOS FAZEM PEREGRINAÇÃO À CATEDRAL
A Paróquia São João Eudes representada por suas pastorais e muitos paroquianos participaram da peregrinação à nossa Catedral, dentro dos festejos dos 100 anos de fundação da nossa Arquidiocese, neste domingo, juntamente com algumas paróquias da Região Episcopal N. Sra da Conceição.
Nossa paróquia, tendo a frente o pároco, Padre Luis Gabriel Mendoza e o Vigário Paroquial Padre Juan Carlos estiveram à frente da peregrinação que contou com a participação de outras paróquias como São Francisco do Dias Macedo; Área Pastoral São José, do Barroso; Nossa Senhora Mãe dos Pobres; Nossa Senhora do Sagrado Coração, da Aerolândia.
Cada paróquia e Área Pastoral estavam acompanhados de seus párocos, vigários e sacerdotes, como Mãe dos Pobres com os padres Wagner e Toinho; São João Eudes com os padres Luis Gabriel e Juan Carlos; São Francisco de Assis, Padres Hélio e Ribamar e o Diácono Erinaldo; Área Pastoral São José, Padres Luciano e Francisco das Chagas; Nossa Senhora do Sagrado Coração, Padre Abimael.
A celebração, às 10 horas, foi presidida pelo Padre Luis Gabriel e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Depois da celebração os fiéis foram convidados a visitar a Cripta, reformada e muito bonita, onde está uma exposição contando um pouco dos 100 anos de existência de nossa Arquidiocese, inclusive com os quadros de todos os seus arcebispos, a casula que o Papa João Paulo II celebrou a missa de abertura do Congresso Eucarístico realizado em Fortaleza, em 1980, e a Capela da Ressurreição, onde estão sepultados alguns bispos e sacerdotes de nossa Arquidiocese.
Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2015/06/paroquianos-fazem-peregrinacao-catedral.html
sábado, 6 de junho de 2015
CORPUS CHRISTI NA CATEDRAL, CRISTO REI E PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES
A Arquidiocese de Fortaleza realizou, na tarde-noite de ontem, a festa de Corpus Christi, com uma celebração eucarística, adoração ao Santíssimo, no Santuário de São Benedito, no Centro da cidade, e uma procissão, que saiu no fim da tarde e início da noite para a Catedral.
A procissão, com a participação de muitos fiéis católicos, passou por algumas ruas do Centro, tendo à frente o arcebispo dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Fez uma parada na Igreja do Carmo, antes de chegar à Catedral.
Além da Paróquia de São Benedito, juntamente com a Catedral, outras paróquias realizaram celebrações de Corpus Christi, uma delas a do Cristo Rei, na Aldeota, que é conhecida pela confecção de tapetes. Também comemorou a festa, a Capela de Santa Luzia, no Jardim das Oliveiras, pertencente à Paróquia São João Eudes. Ela, assim como a Arquidiocese de Fortaleza, está comemorando 100 de criação.
Enquanto se realizava a procissão de Santa Luzia, caiu uma chuva, mas os fiéis continuaram no cortejo, não foram desmotivado. Não dispersaram. Eram mais de 500 fiéis, que também assistiram a Missa campal.
TAPETES
Neste ano, muitos paróquias se sentiram motivadas e confeccionaram tapetes. Na Capela de Santa Luzia (Paróquia São João Eudes, que tem como pároco o padre Luís Gabriel) os jovens eudistas confeccionaram um muito bonito, com imagens do Espírito Santo, cálice, cruz, pegadas e folhas de palmeiras. Além disso, mais de 50 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão foram reinvestidos, durante a concelebração de uma Missa, presidida pelo padre Luís Gabriel e com a participação dos padres Juan Carlos, Cristiano Henrique e Zacarias .
Em Santa Luzia a festa foi muito bonita.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Leia mais sobre o significado de eucaristia e Páscoa.
O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.