Páginas
▼
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Convite: Mil Ave Marias
Dia 1º de maio, das 12 às 19 horas a Igreja Matriz Menino Deus realiza das "Mil Ave Marias." Finalizando com a santa Missa. Venha e participe.
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Campanha do Desapego na Capela Santa Luzia (PSJE)
A Paróquia São João Eudes fez o Domingo da Caridade neste 4o. Domingo da Páscoa, 26/04/15, na Capela de Santa Luzia. Houve um bazar da Caridade, onde o intuito era dispor de objetos diversos vindos de doações para serem disponibilizados a toda comunidade, num evento q faz parte dos festejos do Centenário da Capela de Santa Luzia. Houve muita participação de todas as pastorais, movimentos e da própria comunidade que compareceu expressivamente. Ainda foram realizados, bingos, sorteios e uma feijoada. A motivação foi realizar também uma campanha do desapego, dentro dessa vertente de caridade, onde as pessoas doavam no intuito de ajudar o próximo. A arrecadação será revertida em cestas básicas para doações, finalidade maior do evento. O mais bonito foi ver a integração e comunhão das pessoas em torno da causa da Caridade. Vivemos uma profunda partilha e sentimento de comunhão durante os preparativos e o próprio evento. Ainda contamos com a presença de representantes das cinco comunidades de nossa paróquia. Viver o Evangelho no servir ao outro, essa é a força motriz de nossa paróquia.
Márcio Batista
Coordenador de Pastorais da Capela Santa Luzia
Foto: Jose Carlos
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Convite: Bazar da Caridade
A Paróquia São João Eudes convida a todos parao Domingo da Caridade, que acontecerá neste domingo, 26, na Capela Santa Luzia, a partir de 7:30.
O evento é parte das comemorações do Centenário da Capela.
Para realização da ação, façamos, ao longo destes dias, a CAMPANHA DO DESAPEGO!
Vamos oferecer o que podermos: roupas, sapatos, eletrodomésticos e tudo o que for possível ofertar.
Lembrando que devem ser coisas em muito bom estado...
As doações podem ser feitas na Igreja Matriz, ou na Capela Santa Luzia!
Na sequência, a programação:
7:30 - Ação Saúde com teste de glicemia, vacinação contra Sarampo e verificação de pressão arteria.
8:00 - Santa Missa
9:00 - Café da Manhã Partilhado
10:00 - Missa das Crianças
11:00 - Bazar da Solidariedade
12:00 - Feijoada
domingo, 19 de abril de 2015
segunda-feira, 13 de abril de 2015
ENCERRADA A FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA NA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES
Com uma celebração eucarística presidida pelo padre Luís Gabriel Mendoza ficou concluída, nesta tarde-noite, a Festa da Divina Misericórdia, na Paróquia São João Eudes, com a Capela Divina Misericórdia, no bairro Luciano Cavalcante, com suas dependências completamente tomadas por fiéis católicos e devotos da Divina Misericórdia.
O tríduo da Divina Misericórdia ficou encerrado ontem, dia 11, com uma missa celebrada pelo padre Cristiano, mas houve ainda Adoração ao Santíssimo, como aconteceu hoje, onde foi rezado também, o Terço da Misericórdia.
SOLENE FESTA
Os festejos ficaram encerrados com uma missa celebrada pelo padre Luís Gabriel, com animação do coral Arautos do Evangelho e no final houve a coroação de Nossa Senhora e a bênção de inúmeros quadros de Jesus Misericordioso. Antes da missa, oração, Adoração ao Santíssimo, Terço da Misericórdia, muito Louvor terminando com a Bênção de Jesus Sacramentado.
quarta-feira, 8 de abril de 2015
terça-feira, 7 de abril de 2015
domingo, 5 de abril de 2015
PADRE EUDISTA DÁ PALESTRA SOBRE LECTIO DIVINA EM FORTALEZA
O padre eudista Fidel Oñoro, com 26 anos de sacerdócio, foi um dos primeiros sacerdotes “Eudista” a vir para Fortaleza, na época em que dom Aloísio Lorscheider era arcebispo desta capital. Foi o primeiro reitor do Seminário Arquidiocesano (Teologia). Ele está terminando doutorado na Universidade de Salamanca, na Espanha e aqui assessora espiritualmente a Comunidade Hesed, que tem como cofundadora a Irmã Kellly Patrícia.
Aproveitando a sua estada em Fortaleza, o padre Amado Vanegas, provincial para o Brasil dos padres “Eudistas”, pediu-lhe para dar uma palestra para Associados e Amigos da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, conhecida como Associação dos padres Eudistas, e convidados, especialmente paroquianos, sobre Lectio Divina, um método simples para se interpretar a Bíblia. Essa palestra foi dividida em duas partes de 1h00, na Casa de Formação, no bairro Luciano Cavalcante.
A palestra sobre a Palavra Orante agradou aos participantes do encontro, “porque nos foi apresentada de uma maneira diferente, com uma explicação simples e fácil de compreensão”.
A CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL NA CAPELA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Tendo como celebrante o padre Amado Vanegas, realizou-se na noite passada, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, a Vigília Pascal, que teve início com a Bênção do Fogo, no estacionamento de veículos, em frente a Capela. onde foi acesa uma fogueira.
Antes de ser iniciada a celebração, as luzes da capela foram apagadas e os fiéis que ali se encontravam foram para o pátio, onde foi abençoado o fogo novo e preparado o Círio Pascal, que foi aceso nele, e onde os participantes da celebração acenderam suas velas. Em seguida ele foi erguido pelo padre Amado e levado, em procissão, para a Capela, onde o presidente da celebração proclamou "Eis a luz de Cristo", por três vezes, com a última diante do altar. Depois o Círio foi colocado em um lugar de destaque e acesas as luzes da capela e o celebrante cantou a proclamação da Páscoa. Logo em seguida, foi iniciada a Liturgia da Palavra.
Na Liturgia da Palavra as primeiras leituras foram retiradas do Antigo Testamento, intercaladas com um Salmo, uma leitura do Novo Testamento (Romanos 6, 3-11), para em seguida o celebrante proclamar o Evangelho de Mateus 28, 1-10, que fala sobre a ressurreição de Jesus Cristo, com as mulheres partindo depressa do sepulcro para darem a grande notícia aos discípulos.
Após as leituras foi realizada a Liturgia Batismal com a bênção da água para aspersão dos fiéis e a renovação das promessas batismais, encerrando a celebração com a Liturgia Eucarística .
PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES CELEBRA A PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR E ADORAÇÃO À SANTA CRUZ
Na tarde-noite de ontem, dia 3 de abril , a Paróquia São João Eudes, celebrou, a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Matriz a celebração foi presidida pelo pároco Luís Gabriel Mendoza e Perpétuo Socorro,o padre Amado, que depois da procissão de entrada, em silêncio, o celebrante prostrou-se diante do altar e, logo em seguida deu início aos atos, que constaram de quatro momentos: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração à Santa Cruz e Distribuição da Comunhão.
Na Liturgia da Palavra foi feita uma leitura tirada do livro do Profeta Isaías, uma outra da Epístola aos Hebreus e o Evangelho, a Paixão do Senhor, segundo João. A Liturgia da Palavra foi encerrada com a Oração Universal pela Santa Igreja, pelo Papa, por todas as ordens e categorias de fiéis, pelo catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não crêem no Cristo, pelos que não crêem em Deus, pelos poderes públicos e por todos que sofrem provações.
Terminada a Oração Universal foi realizada a solene adoração da Santa Cruz, que foi levada ao altar, onde o celebrante descobre-lhe a parte superior e a eleva um pouco e dando início a antífona "Eis o lenho da Cruz", no que foi acompanhado por todos. Em seguida, todos os participantes da celebração se aproximaram e beijaram a cruz. No final, todos comungaram.
Depois da Comunhão, os fiéis foram convidados a participar da Via Sacra , na Igreja do Menino Deus, Igreja Matriz.
VIA SACRA
Na Matriz, depois da Celebração da Paixão do Senhor, os participaram da Via Sacra percorrendo algumas ruas nas proximidades da Paróquia, no espaço de quase uma hora. A encenação da Via Sacra, com a participação dos jovens paroquianos, tocou muitas pessoas.
a 1ª Estação foi encenada ainda na Igreja Matriz, com Jesus condenado à morte, com as outras estações durante todo o percurso da Via Sacra.
No final, o padre Luís Gabriel agradeceu a todos os fiéis que participaram da celebração, incluindo-se ai os jovens que contribuíram com a encenação.
HOJEHoje, Sábado Santo, a Paróquia celebra a Vigilia Pascal que se inicia com a bênção do fogo e preparação do círio. Apagam-se as luzes da Igreja e fora dela, é preparada uma fogueira, onde todos ficarão reunidos em torno dela, quando se aproxima o sacerdote, com os ministros, um deles trazendo o círio pascal. O celebrante saúda os presentes e explica o sentido da Vigília. Terminada a solenidade, todos acendem suas velas no fogo do cirio pascal e entram na Igreja. Chegando ao altar , o sacerdote vai para a sua cadeira e depois o Círio é colocado no candelabro junto ao ambão. Segue-se a proclamação da Páscoa, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.
sexta-feira, 3 de abril de 2015
CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR E DO LAVA-PES NA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES
A celebração do lava-pés na Paróquia São João Eudes foi realizada, ontem, dia 2 de abril, em três, das cinco capelas.
Na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a celebração foi presidida pelo padre Amado, provincial para o Brasil dos padres "Eudistas", e contou com a presença do seminarista Cleriston.
A solenidade da Ceia do Senhor e lava-pés marcou o início do tríduo Pascal, que termina amanhã, sábado, dia 4, com a vigilia Pascal, a maior de todos as vigílias.
CEIA DO SENHOR Trata-se da última Ceia de Jesus com os discípulos, Sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição.
Fonte: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2015/04/celebracao-do-lava-pes-na-paroquia-sao.html