Atendendo convite do pároco Luís Gabriel Mendoza, de São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, o padre Edilberto Reis, teólogo historiador, professor da Universidade Estadual do Ceará, proferiu uma palestra na Capela de Santa Luzia sobre a História da Arquidiocese de Fortaleza, que está completando 100 anos.
Padre Edilberto Reis, que também é pároco de Madalena, falou sobre a "Historiedade da Igreja Católica no Ceará - Ano Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza" e aproveitou para contar um pouco também da capela de Santa Luzia, que está completando também 100 anos de vida.
A palestra durou quase duas horas, com destaque para as dioceses de Crato e Sobral e Fortaleza e sobre o Seminário da Praínha, que formou padres que se destacaram em todo o Brasil, como dom Helder Câmara, que foi arcebispo de Recife e Olinda; dom Eugênio Sales, também arcebispo, mas do Rio de Janeiro; dom Falcão, arcebispo de Brasília, terminando com o padre Cícero Romão Batista, pároco de Juazeiro do Norte, cidade que ele fundou.
APRESENTAÇÃO
O padre Edilberto Reis, antes de sua palestra, foi apresentado pelo padre Luís Gabriel, pároco de São João Eudes. Além de Luís Gabriel prestigiaram a palestra os padres Cristiano e Juan Carlos.