Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Parceiros brasileiros de Fortaleza na França


De 3 a 12 de maio, a Província da França teve a alegria de acolher um grupo de 17 parceiros no Brasil. Cerca de 40 pessoas foram mobilizadas para o sucesso da peregrinação seguindo os passos De São Jean Eudes de Ana Maria e iniciativa Ney.

Você deveria ter visto a recepção à chegada ao aeroporto: Hosted by torcendo Eudistas associa Paris e Versailles. Por jovens presentes na JMJ no Rio e alguns dos quais têm beneficiado de hospedagem estes fortalezenses.

Paris: P. Daniel Biguet orientou o grupo a partir de Notre Dame, Oratório do Louvre, St. Sulpice e Carmelitas por o brasileiro vai se lembrar do famoso "Vai, vai" de Daniel e alguns parceiros franceses que temiam a dispersão do grupo com o número de fotos tiradas por outro!

A evocação de Eudistas em Ile de France também envolve Versailles onde João Eudes nem sempre foi bem recebido, mas onde Eudistas levou muito grandes obras (casas soldados de Nossa Senhora dos exércitos) e onde eles estão ainda investido como o negócio de St. Jean Hulst fundaram.

O grupo então observado com admiração o número de quilómetros de São João Eudes fez em sua região, Ri (Tão grande santo nasceu em uma aldeia sipetit!), Lisieux, RI, Dover-la-Delivrande, Caen, Coutances , e fez uma viagem para Mont Saint Michel. Fotos em West France.

Em Caen, Sr Marie-Françoise Le Brizaut saudou o grupo para contar a história de Nossa Senhora da Caridade e da Virgem Mãe.

Ele também foi um dos destaques das relíquias de São João Eudes eo museu de Nossa Senhora da Caridade.


O grupo teve a graça de celebrar na capela perto do túmulo de Maria dos Vales na catedral de Coutances. A missa foi presidida por Dom Lagoutte, uma das personalidades responsáveis ​​pelo caso de doutorado João Eudes. Ele viu como a espiritualidade de João Eudes atinge todos os confins do mundo!

Dez dias atrás rapidamente, ofegante, mas alimentados descobrir os lugares onde São João Eudes viveram coração. A cada visita um aspecto de sua vida e sua espiritualidade foi tirada. Uma maneira muito agradável de recuar ou de outra forma peregrinação seguindo os passos de uma vida para reviver a nossa forma de estar unido a Cristo e da comunhão com o amor da Virgem Maria para seu Filho.





Traduzido no Google Tradudor

ABERTO O CURSO DE LEITORES NA PAROQUIA SÃO JOÃO EUDES





A Paróquia São João Eudes,  no bairro Luciano Cavalcante, está realizando um curso, ministrado pelo padre Cristinao Henrique, do qual estão tomando parte leitores das capelas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Menino Deus (Igreja Matriz), Nossa Senhora da Libertação, Santa Luzia e Divina Providência

O curso começou, ontem, dia 28, na Casa de Formação dos “Eudistas”,  com uma apresentação feita pelo padre Luís Gabriel. Antes,  houve uma celebração eucarística presidida pelo padre Amado.


Na  primeira noite do curso,  o padre Cristiano falou sobre a origem dos leitores, que surgiram nas sinagogas, lugar de leitura dos rolos do Pentateuco e exemplifica com Jesus indo à sinagoga e faz uma leitura de Lucas 4,16-21, num dia de sábado e foi lhe dado o livro do profeta Isaias. Desenrolando o livro, escolheu a passagem  onde está escrito
‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-se para anunciar a Boa Nova aos pobres,para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos  a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr  em  liberdade os cativos para publicar o ano da graça do Senhor”. Neste texto deixa bem claro que a função do leitor é levar também a Palavra aos mais pobres e ele, padre Cristiano, dá o exemplo”visitar uma família, ler o Evangelho e partilhar esta palavra com  ela”.  

O curso terá prosseguimento nesta noite, a partir das 19horas,na Casa de Formação dos padres “Eudistas”.


Celebração com os Coroinhas e Acólitos na catedral



Celebração com os Coroinhas e Acólitos
A Catedral Metropolitana receberá mais uma vez  coroinhas e acólitos que estão a serviço da Igreja de Fortaleza. A data da celebração será dia 2 de agosto de 2014, a partir das 8h30min e a celebração será presidida pelo bispo auxiliar Dom Rosalvo Cordeiro de Lima.
A coordenação solicita aos párocos e vigários paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais, às Equipes Paroquiais de Coroinhas e Acólitos e a todos os Grupos, Pastorais, Movimentos, Serviços, Novas Comunidades que animem seus respectivos grupos de serviço ao altar já citados para participar desta celebração.
Pede-se que os coroinhas e acólitos que forem à celebração levem sua veste litúrgica. É bom que cada grupo paroquial traga faixas e cartazes para sabermos de onde são os grupos presentes à Celebração.
Para este ano, o NUARCO – Núcleo de Articulação Arquidiocesana dos Coroinhas – escolheu como gestos concretos, que cada coroinha traga 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL para ser doado para entidades beneficente e também TAMPINHAS DE GARRAFA PET, para serem doadas para o Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza. As doações devem ser feitas no dia da Missa, na Catedral, onde haverá uma equipe para receber referidas doações.
Informações com Lucélio de Souza pelos telefones (85) 8780-6750 e (85) 9930-0110 ou pelo e-mail do Núcleo de Articulação, nuarcocoroinhas@bol.com.br

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Convite do I Festival Juvenil Vocacional


No sábado, 30 de agosto deste ano acontecerá em nossa paróquia na praça da capela de Santa Luzia o I Festival Juvenil Vocacional, com o tema “LANÇAI AS REDES” onde estarão reunidas algumas comunidades religiosas que fazem parte da arquidiocese de Fortaleza  trazendo diversos carismas. O Festival terá inicio as 17:00 horas com a santa missa, encerrando as 22:00 horas  com a Adoração Eucarística. O evento estará repleto de atrações, tudo voltado às vocações, já que o mês de agosto é um mês vocacional. Somos todos convidados a participar deste grande momento de convivência em espírito de oração pelas vocações.

“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”. (Lucas 5:4)

Somos todos convidados a lançar as redes com esperança de enchê-las. Buscar a cada dia o caminho a felicidade, a verdadeira vocação que nos é concedida como um dom, um presente que necessita apenas de uma resposta. Ter plena convicção de que somos todos chamados por Deus, é preciso apenas ter o coração aberto e generoso para que se possa dar uma verdadeira resposta de amor. 

sábado, 26 de julho de 2014

Comunidade Recado celebra 30 anos de fundação na terceira noite do Festival Halleluya.


Católicos participaram da terceira noite do Festival Halleluya, atribuídos as atrações de Comunidade Recado, Davidson Silva, Nilton Junior, e Banda Dominus, que alegraram, e animaram os presentes no evento.


Comunidade Recado: Estando-se na sua 16º participação no evento, a Comunidade Recado abriu a noite de shows na Arena Halleluya, e com o público comemorou seus 30 de fundação. “estamos juntos desde o começo”, afirma Luis Carvalho, fundador da Comunidade.

Com um carisma de anunciar a gloria de Jesus Cristo Ressuscitado, e uma experiência pessoal com o Sagrado Coração de Jesus, teve recentemente o conhecimento pela igreja Católica. “É um sentimento muito grande de gratidão e uma experiência profunda da misericórdia do Senhor”, diz o fundador.

Durante todo o show, música, arte, e dança, se misturam ao evento. 

Davidson Silva: No início do show, Davidson agradeceu o carinho dos fãs pelas redes sociais. “Tudo aquilo que sai dos meus lábios não me pertence mais” declara o cantor.

Desde 1996, o artista vem lançando músicas como "Segura a minha mão", "Amar-te mais", "Tomé", e outras mais, ambos respectivamente tocadas na noite desta sexta-feira (26).

Neste ano, foi lançado seu terceiro álbum, chamado "Desperta". “como um grito do desejo de despertar realmente para Deus”, revela o artista.

A terceira noite do evento ainda teve como atrações, Banda Dominus que também comemorou 25 anos de caminhada na música católica, e Nilton Junior.

Reportagem: Matheus Rodrigues
Foto: Wallace Freitas/Comunidade Recado
Foto: Davidson silva/Reprodução Halleluya






"Sair" pelo mundo digital, recomenda o Papa à Pascom do Brasil

Francisco afirmou que é necessário sair também pelo mundo digital e promover um encontro pessoal com Jesus aos internautas
Da redação, com Rádio Vaticano
“É necessário que no mundo digital o anúncio do Evangelho seja seguido pela oferta de um encontro pessoal com Cristo, um encontro real e transformador”. Foi o que afirmou o Papa Francisco na mensagem dirigida aos participantes do IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores.
O encontro acontece em Aparecida desde o dia 24 de julho. O tema de reflexão é “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”.
Na mensagem – assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin – o Papa Francisco enfatizou o convite para “sair” também no mundo digital. Segundo ele, o fiéis devem permanecer fechados nas paróquias, nas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na instituição diocesana, quando tantas pessoas estão à espera do Evangelho.
“Nenhum caminho pode, nem deve, ser obstruído a quem, em nome de Cristo Ressuscitado, se empenha em tornar-se sempre mais solidário com o homem. Com o Evangelho na mão e no coração, é necessário reafirmar que é tempo de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus, não descuidando de dirigir uma atenção especial a quem ainda vive em uma fase de busca”.
Segundo as palavras do Papa, uma pastoral no mundo digital é chamada a levar em consideração também aqueles que não creem, caíram no desespero e cultivam no coração o desejo do absoluto e da verdade. As novas mídias, afirma a mensagem, permitem entrar em contato com seguidores de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas.
O Pontífice indica aos comunicadores brasileiros também as modalidades concretas para fazer isto: de um lado, fornecendo os meios necessários para aprender a linguagem particular deste ‘aerópago’, e de outro reconhecendo “o primado da pessoa”. “Sem esquecer, conclui o Papa, que o espaço digital, antes de ser uma mera realidade tecnológica, é antes de tudo um lugar de encontro entre homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais, e tem necessidade de uma resposta concreta”.
O objetivo dos trabalhos do IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores – a serem concluídos no próximo domingo, 27 – é a pesquisa de novos caminhos para formar e motivar os agentes da pastoral das comunicações no Brasil. O encontro, do qual participam bispos, sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos no setor, realiza-se no aniversário da visita do Papa Francisco ao Brasil por ocasião da JMJ.

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES REALIZA ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

A Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Carneiro, realiza de 5 a 7  de setembro, mais uma edição do Encontro de Casais com Cristo,mais conhecido por ECC.
Os casais interessados deverão deixar nome e telefone nas secretarias das capelas Menino Deus, Nossa  Senhora do Perpétuo Socorro, Divina Misericórdia, Santa Luzia e Nossa Senhora da Libertação.

A relação com os nomes dos interessados será recolhida pelo casal Rubens x Telma, telefone 8899.1769, que providenciará a inscrição, que é gratuita. Quanto ao local do evento ainda não está definido, mas tão logo seja escolhido será feita a sua divulgação. O encontro será iniciado dia 5, sexta-feira e se estenderá ao longo dos dias 6 e 7 (sábado e domingo) de setembro.

PAROQUIA SÃO JOÃO EUDES REALIZA CURSO PARA LEITORES


Nos dias 28 e 29 de julho e 3 de agosto será ministrado um curso para os leitores da Paróquia São João  Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, podendo participar também os paroquianos que quiserem contribuir com aquele serviço.

O curso será ministrado pelo padre Cristiano Henrique, no horário das 19 às 21 horas, na Casa de Formação  dos “Eudistas”, na Rua Teodoro de Paiva, 120, com as inscrições devendo ser feitas nas secretarias das capelas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Menino Deus, Nossa Senhora da Libertação, Santa Luzia e Divina Providência. O curso é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 3241.1233 e 3278.1263


Segundo dia do Festival Halleluya, recebe mais de 200 mil pessoas.





A segundo noite do festival Halleluya 2014, atraiu mais de 200 mil pessoas, que acompanharam as quatros atrações do dia: Naldo José, Ziza Fernandes, Diego Fernandes, e Rosa de Saron, além da adoração, e outros meios de interação.

"Foi contagiante, e emocionante quando o Rosa de Saron começou à cantar." revelou Gessica Soares, estudante de 19 anos.


Em entrevista concedida à PASCOM da Paróquia São João Eudes, Diego Fernandes, terceira atração da noite de quinta, diz que é uma responsabilidade grande, cantar em um evento de grande massa, mas tudo é feito para deus, e seu cantar sai natural.


O segundo dia do festival, terminou por volta das 2h30 da madrugada.


PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:
Sexta-feira (25/07) – Comunidade Recado; Davidson Silva; Nilton Júnior; Banda Dominus

Sábado (26/07) – Eros Biondini; Missionário Shalom; Irmã Kelly Patrícia; Ana Gabriela; Alto Louvor; Cosme

Domingo (27/07) – Suely Façanha; Dunga; Adoração e Vida



Veja a entrevista :




Reportagem: Matheus Rodrigues





sexta-feira, 25 de julho de 2014

Papa almoça com trabalhadores do Vaticano em refeitório industrial

No almoço, Francisco juntou-se aos operários e na fila, escolheu o cardápio: uma dose de pescada, verduras grelhadas e um pouco de batata frita
Da redação, com news.va
Papa Francisco junto aos trabalhadores, à mesa para um almoço / Foto: Rádio Vaticano
Papa Francisco junto aos trabalhadores, à mesa para um almoço / Foto: Rádio Vaticano
Operários e empregados da Cidade do Vaticano tiveram a oportunidade de almoçar com o Papa Francisco na manhã desta sexta-feira, 25, no refeitório da zona industrial.
A visita foi uma surpresa ainda quando muitos empregados se preparavam para almoçar. Alguns já sentados à mesa, outros na fila como todos os dias diante dos balcões para serem servidos, viram entrar o inesperado hóspede, que chegou por volta das 12h10.
Com admiração e surpresa de todos, também o Papa Francisco se pôs na fila com o tabuleiro na mão. Pediu “fusilli in bianco”, uma dose de pescada, verduras grelhadas e um pouco de batata frita. “Não tive a coragem de lhe apresentar a conta”, confidenciou emocionada Claudia Di Giacomo, que naquele momento estava de serviço na caixa.
Imediatamente circundado pelos presentes, cujo número continuava a aumentar com o passar do tempo, o Papa Francisco apertou sorridente muitas mãos. Na mesa sentou-se ao lado de cinco armazenistas da Farmácia vaticana.
“Descrevemos-lhe o nosso trabalho, como se realiza e quantos somos. E ele falou-nos das suas origens italianas”, explicou um dos trabalhadores. Os seus colegas acrescentaram imediatamente que falaram também de futebol – o Pontífice é um torcedor do San Lorenzo de Almagro, equipe que participa do campeonato argentino – mas também de economia.
“De vez em quando houve quem se aproximou para o inevitável selfie. Máquinas fotográficas, telefones, tablets, tiraram fotos continuamente. O Papa minimamente incomodado continuou a sorrir e a comer, prosseguindo a conversa com os seus interlocutores”, relatou o serviço de informação vaticano.
No fim do almoço, por volta das 12h50, o Pontífice levantou-se da mesa e com alguns operários deixou que tirassem a clássica foto recordação num clima de grande familiaridade. Por fim, antes de se despedir, mais uma foto com o grupo do pessoal à saída do refeitório. Entrando no carro do seu ajudante de câmara, Sandro Mariotti, que o acompanhou, o Papa Francisco voltou para Santa Marta.
“A visita durou no total uns quarenta minutos. Um tempo breve, mas suficiente para conhecer outro ângulo do mundo vaticano e das pessoas que aí trabalham, depois de ter visitado, a 9 de agosto do ano passado, o centro industrial, encontrando carpinteiros, ferreiros, hidráulicos, electricistas e empregados de L’Osservatore Romano, cuja sede se encontra precisamente no minúsculo bairro industrial do Vaticano”, completa o site do Vaticano, news.va.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES COMEMORA 10 ANOS DE SACERDÓCIO DO PADRE LUÍS GABRIEL




A Paróquia São João Eudes comemorou, ontem dia 22, os 10 anos de sacerdócio de seu pároco, Padre Luís Gabriel Mendoza Morales com uma celebração  eucararística, presidida por ele e concelebrada pelos padres eudistas Juan Carlos e  Cristiano Henrique e também pelo monsenhor Idelfonso e o padre Zacarias,da Paróquia de Chorozinho, na Capela Menino Deus com a participação de  numerosos paroquianos que vieram dar graças a Deus pelo  seu sacerdócio, e por sua dedicação e amor aos seus paroquianos.


Depois da missa,  os presentes foram convidados  a irem até o salão  paroquial para cantar os parabéns e comer do  bolo  do aniversariante. Todos aproveitaram a ocasião para parabenizá-lo e abraçá-lo por mais um ano de seu sacerdócio desejando-lhe saúde, fortaleza e unção para o seu ministério. Mas quando ele regressou para sua casa teve uma surpresa: um jantar oferecido a ele por outro grupo de paroquianos onde foi novamente homenageado pelos seus 10 anos de sacerdócio.
EMOÇÃO

Na casa de Formação dos padres Eudistas, o pároco Luís Gabriel além de um jantar preparado pelos paroquianos, os vocacionados – são uns 10 – fizeram também uma surpresa ao homenageado, com a exibição de um vídeo, com uma mensagem de sua mãe, que mora em Barranquila, na Colômbia, o que o deixou emocionado.




Francisco envia mensagem pelo Dia da Vida

O pontífice convida, especialmente aos jovens, a combaterem a “cultura da morte”
Da Redação, com  Agências
Francisco mensagem Dia da Vida
Dia da Vida será celebrado no próximo domingo, 27 / Foto: Arquivo
O Papa Francisco enviou uma mensagem ao católicos ingleses, irlandeses, escoceses e galeses, por ocasião do Dia da Vida, celebrado no próximo domingo, 27.
O pontífice pediu aos fiéis, em especial aos jovens, que combatam a “cultura da morte” e protejam aqueles que “sofrem as novas formas de pobreza e vulnerabilidade”.
O Papa encorajou os fiéis a trabalharem para garantir a proteção jurídica adequada do direito humano fundamental à vida.
Francisco pediu também, que os católicos façam resplandecer o amor misericordioso de Cristo como um bálsamo de vida junto àqueles que sofrem ameaças contra a vida na  sociedade contemporânea.
A Jornada do próximo domingo tem como tema “Proteja e ame a vida”, com a hashtag #Vivaavida. O evento contará com várias iniciativas, como marchas e vigílias, nos países participantes.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

PAPA TELEFONA AOS PRESIDENTES DE ISRAEL DA PALESTINA

O papa Francisco telefonou hoje, 18, aos presidentes de Israel e Palestina, Shimon Peres e Mahmud Abbas, para expressar suas preocupações com a situação atual de conflito na Faixa de Gaza que, em um clima crescente de hostilidade, ódio e sofrimento para ambos os povos, semeia numerosas vítimas levando a uma situação de grave emergência humanitária.
 Tanto na Terra Santa como no dia de invocação pela paz, ocorrido em 8 de junho, o papa garantiu sua oração incessante e de toda a Igreja pela paz na região e tem compartilhado com seus interlocutores, os quais considera homens de paz e que desejam a paz, a necessidade de seguir rezando e esforçando-se para conseguir que todas as partes interessadas e todos os que têm responsabilidades políticas em âmbito local e internacional se comprometam com fim de toda hostilidade e atuem em favor de uma trégua, da paz e da reconciliação dos corações.
Fonte: Vatican Information Service
Imagem: Rádio Vaticano

terça-feira, 15 de julho de 2014

FESTIVAL HALLELUYA DIVULGA PROGRAMAÇÃO


PROGRAMAÇÃO halleluyaO Festival Halleluya divulgou programação de shows no palco principal. Durante os cinco dias do maior festival de artes integradas do Brasil, grandes nomes da música católica prometem dar ao público uma experiência com a alegria que não passa.
O Halleluya será realizado pela Comunidade Católica Shalom de 23 a 27 de julho, em Fortaleza (CE), no Condomínio Espiritual Uirapuru, com entrada franca. Já está em sua 17ª edição. No ano passado, mais de um milhão de pessoas estiveram presentes.
Confira programação:
Quarta-feira (23/07) – Tony Allyson; Batista Lima; Adriana Arydes
Quinta-feira (24/07) – Naldo José; Diego Fernandes; Ziza Fernandes; Rosa de Saron
Sexta-feira (25/07) – Comunidade Recado; Davidson Silva; Nilton Júnior; Banda Dominus
Sábado (26/07) – Eros Biondini; Missionário Shalom; Irmã Kelly Patrícia; Ana Gabriela; Alto Louvor; Cosme
Domingo (27/07) – Suely Façanha; Dunga; Adoração e Vida

Emanuele Sales com informações da Assessoria de Imprensa